Covid-19: Reino Unido aprova uso da vacina desenvolvida pela norte-americana Moderna

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 08 jan 2021 (Lusa) - O Reino Unido aprovou o uso de uma terceira vacina contra a covid-19, a desenvolvida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, anunciou hoje o governo britânico.

O Ministério da Saúde disse na sexta-feira que a vacina respeita os "níveis rigorosos de segurança, eficácia e qualidade" do regulador.

O Governo britânico já tinha encomendado sete milhões de doses da vacina desenvolvida pela Moderna e pediu agora mais 10 milhões, embora não sejam esperadas antes da primavera.

Até agora, o Reino Unido inoculou 1,5 milhões de pessoas com duas outras vacinas, a Pfizer/BioNTech e a AstraZeneca/Oxford, estando a dar prioridade a pessoas residentes e trabalhadores de residências sénior, profissionais de saúde e de assistência social, maiores de 70 anos e pessoas clinicamente vulneráveis.

"As vacinas são a chave para nos libertar das garras desta pandemia, e as notícias de hoje são mais um passo importante para acabar com o confinamento e voltar à vida normal", disse o ministro da Economia, Alok Sharma.

O serviço de saúde público britânico anunciou na quinta-feira que vai começar na próxima semana a usar como centro de vacinação um hospital de campanha construído num enorme centro de exposições no leste de Londres durante a primeira vaga da pandemia, na primavera de 2020.

Estádios e outros centros desportivos, além de hospitais e centros de saúde, também vão ser usados para acelerar o programa de vacinação, que o Governo pretende que imunize cerca de 14 milhões de pessoas até 15 de dezembro. 

O Reino Unido tem um dos balanços mais pesados dos efeitos da pandemia na Europa, com 78.508 mortos registados até quinta-feira, tendo as autoridades britânicas atribuído uma aceleração de infeções nas últimas semanas a uma estirpe do coronavírus altamente infecciosa identificada no sul de Inglaterra.

A vacina da Moderna, com uma eficácia comprovada superior a 90%, foi a segunda a ter aval da Agência Europeia do Medicamento (EMA), após a aprovação, a 21 de dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizado no espaço europeu desde 27 de dezembro.

 A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

BM // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.