Covid-19: Bombeiros de Évora alertam para dificuldades no transporte de doentes

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 06 jan 2021 (Lusa) -- O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora alertou hoje que as corporações estão com dificuldades face ao excesso de doentes com covid-19 transportados de lares e à demora na sua admissão no hospital.

"A questão da covid-19 e da Urgência" do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) "está difícil", porque a unidade "está cheia, tem dificuldades em receber os doentes", disse Inácio Esperança.

O responsável revelou que, fruto disso, "há várias corporações que têm ambulâncias, com doentes, paradas durante horas" no exterior do hospital.

"Há falhas na Saúde", que "está a ser muito pressionada", e "devia-se ter pensado em alternativas e programado as coisas de outra maneira", porque "este grande afluxo era mais do que previsível", argumentou.

Contudo, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora reconheceu também que o aumento do número de doentes com covid-19 "é uma questão global, pelo país", não acontece "só em Évora", nem está apenas ligada aos hospitais.

"Estamos a assistir a um pandemónio nacional e o sistema é que está globalmente a falhar, tudo isto é uma cadeia", frisou.

Segundo Inácio Esperança, "o problema não pode ser só o HESE, nem os bombeiros", porque "o problema também são as estruturas residenciais para idosos (ERPI) e os lares, que despejam as pessoas no hospital".

"O grande problema é a falha a montante, nos lares, não é a jusante, nos hospitais. Não há pessoas para cuidar dos velhotes nos lares", criticou.

Ainda sobre esta alegada "falta de pessoal", o responsável argumentou que "não há médicos nem enfermeiros em permanência nos lares, por isso, é que os utentes descompensam" e têm que ser levados para o HESE.

"Alguns deles não vêm para ali por 'covid'. Vêm por outras coisas, como desidratação, que eram evitáveis se tivessem assistência médica e de enfermagem nos próprios locais", alegou.

Avisando que "o pior ainda está por vir", porque as infeções provocadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 "vão aumentar", Inácio Esperança apelou "às instituições do distrito de Évora e regionais", mas também ao Ministério da Saúde, para criarem, "a curto prazo, um plano para tentar resolver a questão, não só a montante, como a jusante".

"As entidades têm de olhar para este problema como um todo e não pensarem que o problema é apenas dos outros, dos bombeiros ou do hospital. Tem que se criar um plano para resolver isto, porque ainda não se atingiu o pico" de infeções, alertou.

Portugal contabiliza pelo menos 7.377 mortos associados à covid-19 em 446.606 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

RRL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.