Mundial de Downhill em Skate passa "a 100 à hora" por Gaia em Agosto

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 06 mai (Lusa) -- A sexta etapa do Campeonato Mundial de Downhill em Skate passa por Gaia entre 14 e 17 de agosto, com mais de 200 atletas "a 100 à hora", sempre a descer pelas ruas do centro até chegar ao cais.

Nuno Pereira, designer, 27 anos, dedicou-se há quatro ao downhill em skate e este ano é o primeiro português a participar no campeonato mundial, tendo até conseguido que uma das etapas passasse pela sua cidade, Vila Nova de Gaia.

E o que é o downhill skate? "É andar de skate a 100 à hora, é como uma corrida de carros ou de motas, só que não tem motor e é sempre a descer", respondeu o atleta, que convenceu a Federação Internacional daquela modalidade a trazer uma das dez etapas para "mais perto das pessoas", mesmo para o meio da cidade de Gaia.

A prova irá passar pelas ruas Soares dos Reis, Sá da Bandeira, Teixeira Lopes, Conselheiro Veloso da Cruz e Serpa Pinto, passando pelas caves de Vinho do Porto e acabando no Cais de Gaia.

Nuno Pereira explicou que durante o campeonato irá "representar a região, conhecida pelo vinho do Porto" e é por isso mesmo que a corrida acaba ali, junto ao Cais de Gaia, "no coração da zona e da indústria que representa a região e Portugal".

Esta tarde, na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, elogiou a organização da prova que, afirmou, "introduz no cartaz de verão do município uma componente jovem e multidimensional que completa as tradicionais festividades dessa época".

A etapa em Portugal, a primeira do campeonato mundial em ambiente urbano, contará com 240 atletas vindos de todas as partes do mundo, a descer pelas ruas de Gaia, passando "mesmo à porta" de quem quiser assistir.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.