Vila Real já com trabalhos de adaptação para corridas automóveis de Junho

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Real, 06 mai (Lusa) -- Os trabalhos de adaptação do circuito de Vila Real às corridas automóveis já começaram de forma a preparar a cidade para receber, entre 21 e 22 de junho, os cerca de 200 pilotos esperados nas nove provas confirmadas.

Com vista à organização do evento foi hoje assinado um protocolo entre o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, (APCIVR).

Ao longo dos 4,6 quilómetros do circuito já estão, segundo referiu o presidente do CAVR, Jorge Fonseca, a ser instalados os rails de segurança e, para o dia das provas, será alterado o desenho das rotundas, de forma a tornar o circuito mais seguro.

As corridas vão realizar-se no fim de semana de 21 e 22 de junho, integradas nas Festas da Cidade.

Para estas provas, a organização espera a participação de cerca de duas centenas de pilotos, alguns dos quais estrangeiros.

Em Vila Real, os pilotos vão correr em nove provas, com destaque para o Historic Endurance, que vai trazer alguns dos míticos carros que correram nos anos de ouro na cidade, nas décadas de 60 e 70".

O regresso das provas de automobilismo à cidade transmontana foi uma das bandeiras da campanha eleitoral do PS, que acabou por ganhar as últimas eleições autárquicas neste município.

As primeiras corridas no circuito criado por Aureliano Barrigas realizaram-se em 1931, incluídas no programa das festas da cidade.

Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.

O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, mas o evento só se realizou até 2010.

Agora, segundo o presidente da autarquia, Rui Santos, o objetivo é que as corridas se realizem todos os anos e que a sua internalização possa ocorrer "em quatro anos".

O autarca referiu ainda que, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), será feito um estudo sobre o impacto económico do evento em Vila Real.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.