Covid-19: Fectrans quer "medidas extraordinárias" para camionistas retidos em Inglaterra

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 dez 2020 (Lusa) -- A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) reivindicou hoje "medidas excecionais" para garantir que os camionistas portugueses retidos no Reino Unido possam passar o Natal em casa, nomeadamente, o transporte da fronteira até às respetivas residências.

"Perante a situação que muitos motoristas do setor de mercadorias estão a viver na fronteira do Reino Unido com França, a Fectrans reivindica que sejam tomadas medidas extraordinárias pelas entidades patronais do setor de modo a que estes trabalhadores, após entrarem em Portugal, possam passar o Natal com as suas famílias", apontou, em comunicado, a federação.

Para a Fectrans deve assim ser assegurado o transporte da fronteira até à residência dos motoristas, o que defendeu ser "uma obrigação das entidades patronais".

No documento, a federação sindical vincou ser necessário impedir que estes trabalhadores sejam "duplamente penalizados, já que se encontram há imenso tempo a aguardar a passagem na fronteira e, consequentemente, correm o risco de não poderem partilhar com os seus familiares esta quadra natalícia".

As autoridades francesas decidiram no domingo à noite encerrar a fronteira com o Reino Unido após a confirmação de uma nova variante de SARS-CoV-2, mais contagiosa.

Os cerca de mil camionistas que passaram a segunda noite no interior dos veículos parados no condado de Kent, sudeste de Inglaterra, continuam à espera de que a França reabra a fronteira do túnel do Canal da Mancha, encerrado devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o Governo britânico, 945 camiões de vários países estão parados perto do porto de Dover.

O diretor da Associação Britânica dos Transportes por Estrada (RHA, na sigla em inglês), Rod McKenzie, disse hoje que os condutores passaram a segunda noite na estrada e que muitos profissionais são motoristas da Europa continental que tentam "chegar a casa antes do dia de Natal".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.703.500 mortos resultantes de mais de 77,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.254 pessoas dos 378.656 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PE // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.