Fábricas de roupa do Bangladesh reabriram hoje sem protestos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Daca, 17 mai (Lusa) - Centenas de fábricas de roupa numa zona industrial do Bangladesh reabriram hoje sem protestos ao fim de quatro dias encerradas devido a manifestações provocadas pela maior tragédia industrial do país, informaram os patrões.

A associação de fabricantes e exportadores de roupa do Bangladesh fecharam as fábricas na zona industrial de Ashulia na segunda-feira após protestos que juntaram dezenas de milhares de trabalhadores.

Desde o colapso de um edifício industrial de nove andares que matou 1.127 pessoas nos arredores de Daca a 24 de abril, praticamente não se trabalhou nas centenas de fábricas de Ashulia devido às greves e protestos de trabalhadores, indignados com a tragédia.

Mas a associação de fabricantes, que representa todas as 4.500 fábricas de roupa, decidiu na quinta-feira reabrir as unidades depois de o Governo garantir "a maior segurança" das fábricas.

"Todas as fábricas de Ashulia reabriram hoje", disse o presidente da associação de patrões, Shahidullah Azim.

"Até agora não temos registo de protestos ou de violência, embora apenas 60 a 70% da força de trabalho normal esteja hoje nas fábricas por ser sexta-feira", normalmente dia de descanso no Bangladesh, disse o responsável à AFP.

Badrul Alam, chefe da polícia do distrito de Ashulia, disse também que "não houve registo de quaisquer protestos ou violência" após a reabertura.

Alam adiantou que a polícia tem meios suficientes para prevenir a violência e hoje eram visíveis veículos blindados na zona.

A maioria das maiores fábricas de roupa do Bangladesh, que produzem para grandes marcas ocidentais como a Walmart, H&M, Tesco, Inditex e Carrefour, estão sediadas em Ashulia.

Nos protestos das últimas semanas, os trabalhadores exigiram a execução do dono do edifício que ruiu e reclamaram o aumento do salário mínimo, que em novembro foi fixado em 38 dólares por mês.

Na semana passada, o Governo criou um grupo de trabalho para aumentar os salários dos três milhões de trabalhadores da indústria têxtil e aprovou alterações nas leis do trabalho, facilitando a formação de sindicatos.

O Bangladesh é o segundo maior produtor mundial de roupa e a indústria de 15,5 mil milhões de euros representa 80% das exportações anuais do país.

FPA // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.