Portugal tem 529,3 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes

Portugal tem 529,3 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes
| País
Porto Canal com Lusa

A taxa de incidência de covid-19 em Portugal situa-se nos 529,3 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, o que, segundo a ministra da Saúde, continua a ser preocupante embora próximo de valores mais controláveis.

Marta Temido, que falava hoje em conferência de imprensa de atualização da pandemia em Portugal, destacou uma especial preocupação com alguns concelhos do país, nomeadamente na área da Administração Regional de Saúde do Norte que tem uma taxa de incidência de 802 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A região Norte é a que regista hoje o maior número de novas infeções por SARS-CoV-2 (2.395), totalizando 178.378 casos e 2.578 mortes desde março.

Para dar ideia das assimetrias regionais, a ministra referiu o caso do Algarve, em oposição ao verificado no Norte, que tem 202 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A ministra da Saúde fez ainda referência ao Risco Efetivo de Transmissão (RT) verificado atualmente em Portugal revelando que se situa em 0,97, ligeiramente abaixo do 1, mas que considera ser necessário descer ainda mais e manter de uma forma sustentada.

Portugal contabilizou hoje 95 óbitos, um novo máximo de mortes relacionadas com a covid-19 em 24 horas e ainda 5.080 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: País

Consulta pública das medidas do Governo para a habitação termina esta sexta-feira

A consulta pública das medidas do programa Mais Habitação que serão aprovadas em Conselho de Ministros no dia 30 termina esta sexta-feira, depois de a Associação Nacional de Municípios Portugueses ter dado parecer à iniciativa do Governo.

Pinto Moreira de "consciência tranquila" no Tribunal de Instrução Criminal do Porto

O deputado (PSD) e ex-presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira, que está esta sexta-feira a ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal do Porto pela "alegada prática" de crimes como corrupção passiva e prevaricação, disse estar de “consciência tranquila”.

Bolsas de mérito atribuídas a mais de 20 mil alunos. Dotação ascende aos 22 milhões de euros 

As atribuições de bolsas de mérito têm registado um crescimento consecutivo nos últimos cinco anos, abrangendo mais de 20 mil alunos e atingindo uma dotação de quase 23 milhões de euros (22,7 milhões de euros), de acordo com o Ministério da Educação.