Brasil: Novos confrontos no Rio de Janeiro e Porto Alegre; foco de fogo em Brasília

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rio de Janeiro, 21 jun (Lusa) - Novos confrontos foram desencadeados no Rio de Janeiro, onde pelo menos 34 pessoas ficaram feridas, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com distúrbios registados entre manifestantes e polícias.

No Rio de Janeiro, um pequeno grupo de manifestantes reminiscentes mais radicais vandalizou um posto da Polícia Militar e outros continuam a atirar pedras contra lojas, conforme imagens da televisão local.

Mais cedo, uma manifestação pacífica reuniu mais de 300 mil pessoas na cidade, mas o ato terminou com vandalismo e pilhagens.

Em Brasília, focos de incêndio ainda podiam ser vistos na Esplanada dos Ministérios por volta das 22:00 (02:00 de sexta-feira em Lisboa). Manifestantes continuavam a atirar objetos para que o fogo se propague.

De acordo com uma das manifestantes, que participou nos protestos em Brasília, a maior parte dos integrantes estava pacífica e tentava repreender os atos de violência gritando "vandalismo não".

"Quando a polícia reprimiu os que tentaram invadir o Itamaraty, lançaram muita bomba de efeito e gás pimenta e muita gente foi embora, parte dispersou-se. Se o movimento tivesse sido só pacífico, acho que a manifestação teria durado até mais tarde e inclusive reunido mais pessoas", afirmou à Lusa pelo telefone a historiadora Natália Codo.

Em Vitória, capital do Espírito Santo, outros pontos de pilhagens e vandalismo estavam a ser exibidos em imagens da televisão local esta noite. O clima continuava tenso, com manifestantes mais radicais a tentar arrancar as grades de proteção.

Os protestos começaram no início de junho em São Paulo, exclusivamente contra a subida das tarifas dos transportes públicos, mas estenderam-se a outras cidades no Brasil e de outros países.

A repressão policial às manifestações motivou outras pessoas a protestarem pela paz e pelo direito de manifestação, bem como outras queixas, entre quais corrupção e a falta de transparência.

Em particular, as manifestações criticam os elevados gastos com a organização de eventos desportivos como o Mundial2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, em detrimento de outras áreas como a saúde e na educação.

FYRO // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.