Info

Covid-19: Alemanha com 14.054 casos e 423 mortes em 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 08 dez 2020 (Lusa)- A Alemanha registou 14.054 novos casos de contágio de covid-19 nas últimas 24 horas, mais 1.722 do que na segunda-feira, enquanto o número de vítimas mortais se situou em 423, segundo dados do Instituto Roberto Koch.

O número de positivos desde que foi conhecido o primeiro contágio no país, em finais de janeiro, ascende a 1.197.709, com 19.342 mortes, enquanto cerca de 881.800 pessoas recuperaram da doença, de acordo com as estimativas do Instituto Roberto Koch (RKI).

O máximo de novas infeções foi alcançado no passado dia 20, com 23.648 positivos em 24 horas, enquanto na quarta-feira passada se registou, com 487 mortes, um novo máximo de vítimas mortais.

Se as restrições introduzidas em novembro pareciam ter conseguido estabilizar a cifra de novos contágios, ainda que a um nível demasiado elevado, desde 04 de dezembro, "observa-se de novo um ligeiro aumento de casos", advertiu o RKI na informação diária.

No conjunto da Alemanha, a incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 147,2 casos por cada 100.000 habitantes e as novas infeções ascenderam a 122.178 na última semana.

O número de doentes com covid-19 nas unidades de cuidados intensivos ascendia na segunda-feira a 4.179 -- mais 71 em 24 horas -, dos quais 2.513 - ou 60% e mais 56 em relação ao día anterior - receberam respiração assistida, segundo a Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Urgência.

"O número de pacientes com covid-19 nas UCI continua a aumentar, com 4.179, face a 3.742 em 23 de novembro", advertiu o RKI.

O fator de reprodução (R) situa-se no conjunto da Alemanha em 1,06, o que implica que cada cem infetados contagiem, em média, outras 106 pessoas.

Durante uma reunião à porta fechada do grupo parlamentar conservador, a líder alemã advertiu na segunda-feira que as medidas atuais não são suficientes, informou a televisão pública ARD.

Merkel defende, segundo a mesma fonte, que se adotem novas decisões antes da quadra natalícia.

Inicialmente, a data marcada para o próximo encontro entre a chanceler e os poderes regionais, aos quais compete adotar as medidas consensualizadas, estava marcada para 04 de janeiro.

AH // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cientistas descobrem anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19

Uma equipa internacional de cientistas descobriu anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19, incluindo esta última variante Ómicron, um estudo que foi desenvolvido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA

Tribunal moçambicano condena líder de grupo de caça ilegal a 30 anos de prisão

Maputo, 18 jan 2022 (Lusa) -- O Tribunal Judicial da Província de Maputo condenou a 30 anos de prisão um homem que liderava um grupo de caça ilegal de animais em áreas de conservação moçambicanas e sul-africanas, anunciou hoje o Ministério da Terra e Ambiente de Moçambique.

Ucrânia: Moscovo exige à UE "garantias juridicamente vinculativas" sobre NATO

Moscovo, 18 Jan 2022 (Lusa) - O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Ryabkov, reiterou hoje ao secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa (EEAS), Enrique Mora, a exigência de "garantias de segurança juridicamente vinculativas" quanto à presença da NATO no leste europeu.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.