Diego Armando Maradona é o novo nome do estádio de Nápoles

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Nápoles, Itália, 04 dez 2020 (Lusa) -- A câmara de Nápoles aprovou hoje a alteração do nome do estádio San Paolo para Diego Armando Maradona, numa homenagem ao ex-futebolista argentino, que morreu em 25 de novembro, aos 60 anos.

Diego Maradona é recordado pela autarquia napolitana como "o maior jogador de futebol de todos os tempos", que durante sete épocas engrandeceu com o seu "imenso talento e magia" o clube, e que recebe em troca de toda a cidade "um amor eterno e incondicional".

"Maradona encarnou o símbolo da redenção de uma equipa que, nos anos mais sombrios, demonstrou que é possível se levantar, vencer e triunfar, ao mesmo tempo que oferece uma mensagem de esperança e beleza a todos", refere a resolução aprovada.

O presidente da câmara, Luigi de Magistris, recorda que conferiu a cidadania honorária a Maradona em 2017, como um atestado público da profunda admiração e gratidão por parte da cidade a alguém que, como ninguém, "conseguiu se identificar tão completamente no corpo e na alma de Nápoles".

Construído após a Segunda Guerra Mundial, o estádio de Nápoles recebeu o nome de San Paolo de acordo com a lenda de que o apóstolo aportou na área circundante de Fuorigrotta, na parte ocidental da cidade, quando chegou à atual Itália.

O estádio San Paolo foi a 'casa' de Maradona entre 1984 e 1991, tendo sido nesse período que o astro argentino ajudou o Nápoles a conquistar os seus dois únicos títulos da Série A, em 1987 e 1990.

Diego Armando Maradona, conhecido como 'El Pibe' e considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu em 25 de novembro, aos 60 anos, na sequência de uma paragem cardíaca, na sua vivenda em Tigre, na província de Buenos Aires.

A sua carreira de futebolista, de 1976 a 1997, ficou marcada pela conquista, pela Argentina, do Mundial de 1986, no México, e os dois títulos italianos e a Taça UEFA vencidos ao serviço dos italianos do Nápoles.

APS // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.