CP aprova 378 mil euros para manutenção do metro do Porto nos próximos dois anos

CP aprova 378 mil euros para manutenção do metro do Porto nos próximos dois anos
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Conselho de Administração da CP - Comboios de Portugal aprovou uma verba de 378 mil euros para a manutenção das frotas do Metro do Porto nos próximos dois anos, segundo despacho publicado hoje em Diário da República.

De acordo com os termos da deliberação, a empresa pública aprovou o lançamento do procedimento pré-contratual necessário à prestação de serviços de manutenção dos veículos das frotas Eurotram e Tram-Train do Metro do Porto.

A decisão abrange também a dotação financeira no valor total de 378 mil euros mais IVA, que será repartida pelos anos de 2021, com 252 mil euros, e 2022, com 126 mil euros.

O despacho define ainda que “o encargo associado a esta contratação tem um prazo de execução até 18 meses a executar entre os anos de 2021 e 2022”.

A CP presta os serviços de manutenção à frota da empresa Metro do Porto no âmbito da subcontratação feita pela concessionária e operadora, a ViaPorto, à EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

A EMEF fundiu-se, entretanto, com a CP e a empresa estatal que tem como missão prestar serviço de transporte ferroviário de passageiros e manutenção ferroviária passou a assegurar a necessidade da prestação de serviços de manutenção dos veículos das frotas Eurotram e Tram Train do Metro do Porto para efeitos das mesmas atividades, como explica a deliberação do Conselho de Administração.

O metro opera em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por cerca de 60 milhões de clientes por ano, de acordo com dados da concessionária.

A frota da Metro do Porto é, atualmente, constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-Train.

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.