Hospital de Gaia abre nova Unidade de Cuidados Intensivos e recebe primeiros doentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 04 dez 2020 (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) abre hoje a nova Unidade de Cuidados Intensivos, com um investimento de 5,7 milhões de euros, e recebe já os primeiros doentes, adiantou fonte deste equipamento à Lusa.

Esta unidade, no distrito do Porto, foi construída em 90 dias e conta com 28 camas, incluindo seis quartos de isolamento, estando equipada com ventiladores e monitores de última geração, referiu a unidade hospitalar.

Com 1.650 metros quadrados, a UCI terá uma renovação completa de ar a cada seis minutos, quartos de isolamento com pressão positiva e negativa, mais dois ECMO (dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos) e áreas amplas de pausa e de trabalho para os profissionais, "tendo luz natural garantida em todo espaço", explicou.

A unidade, integrada no novo edifício hospitalar, é contígua ao novo serviço de urgência, o que permite "fluidez e rapidez" na intervenção, havendo um acesso privilegiado entre a sala de emergência, área laranja do serviço de urgência e serviço de imagiologia, acrescentou.

O CHVNGE adiantou que a UCI, que acolhe hoje às 08:00 os primeiros doentes, teve um investimento de 5,7 milhões de euros, nomeadamente 3,3 canalizados para a infraestrutura e 2,4 para equipamentos.

Anunciada a 20 de agosto de 2020 pelo primeiro-ministro António Costa, num espaço ainda em bruto, a obra foi entregue antes do prazo limite de 90 dias, permitindo ao CHVNGE iniciar a operação logística de equipar e iniciar a transferência de doentes em "tempo recorde", sublinhou.

"A nova UCI representa também o primeiro momento da Fase C da renovação do CHVNGE, tendo sido antecipada pelo momento pandémico e possibilita uma melhoria no número de camas em UCI para doentes covid-19 e não covid-19, permitindo desde já libertar espaços do hospital que estavam a ser utilizados para apoio a doentes covid-19: recobro do bloco operatório, unidade de cuidados pós-anestésicos e cuidados intermédios polivalentes, facilitando a reposição dos circuitos preexistentes", sublinhou.

O presidente do Conselho de Administração do CHVNGE, Rui Guimarães, realçou o apoio e empenho "determinante" dos profissionais numa semana em que a unidade hospitalar abriu o novo serviço de urgência e a unidade de cuidados intensivos.

"Saliente-se que, além de demonstrarem uma enorme capacidade de superação, o facto de o terem conseguido num contexto de pandemia é absolutamente extraordinário", vincou.

Na passada sexta-feira, o CHVNGE abriu a nova urgência que permite um aumento de capacidade de atendimento de 50%.

Em causa está um novo Serviço de Urgência que tem cerca de 5.000 metros quadrados, enquanto o atual tem 1.900, e é uma aspiração antiga que faz parte da fase B do plano de obras do CHVNGE.

SVF //RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.