Covid-19: Politécnico da Guarda entra em nova fase de diversificação da oferta formativa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guarda, 03 dez 2020 (Lusa) - O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) afirmou hoje que aquela instituição entrou numa nova fase de diversificação da oferta formativa, aumento do número de alunos e contratação de docentes.

"A hora é de crescer e de aumentar a produção científica e a interação com os tecidos económico, social e cultural", afirmou o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

Impedido de celebrar o 40,º aniversário presencialmente, o presidente do IPG deixou uma mensagem dirigida aos estudantes e seus familiares, docentes e funcionários, na qual refere "que se pôs fim a 11 anos de estagnação da oferta de ensino do IPG, que desde 2009 não tinha qualquer nova licenciatura".

Este responsável lamentou ainda que numa data tão importante para a instituição não seja possível, devido às restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia da covid-19, realizar uma cerimónia presencial.

Contudo, assegurou que a instituição irá "celebrar este 40.º aniversário ao longo de 2021, à medida que a melhoria da situação sanitária do país assim permita".

Na mensagem, Joaquim Brigas sublinhou o crescimento do IPG nos últimos anos.

"Neste ano de 2020, o IPG tornou-se num dos estabelecimentos do ensino superior do país com maior inovação educativa. A nova licenciatura em Biotecnologia Medicinal tornou-se na primeira oferta formativa nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional, e a licenciatura em Mecânica e Informática Industrial é pioneira em Portugal por juntar as áreas científicas da mecânica e da informática", sustenta.

O IPG conta, neste ano letivo de 2020-2021, com um acréscimo de 51% dos estudantes de mestrado e regista um aumento de estudantes inscritos nas licenciaturas de 42% face a igual período do ano passado.

"O Instituto Politécnico da Guarda está a estabelecer redes de parcerias com empresas e organizações da região e com centros de investigação de prestígio, nacionais e internacionais", refere Joaquim Brigas.

Segundo este responsável, o envolvimento com o tecido produtivo e com o tecido social da região "é duplamente positivo".

"Dá relevância e pertinência à investigação científica que está a ser feita no IPG e reforça o instituto como motor de desenvolvimento regional", conclui.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.