Covid-19: Internamento a metade e cuidados intensivos lotados nos hospitais de Bragança

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 03 dez 2020 (Lusa) --As treze camas de cuidados intensivos destinadas a doentes covid em Bragança estão lotadas, enquanto os internamentos em enfermaria atingem pouco mais de metade da capacidade disponível, divulgou hoje a Unidade Local de saúde (ULS) do Nordeste.

Num ponto da situação feito à Lusa, a entidade responsável pelos serviços de Saúde no distrito de Bragança informou que a 02 de dezembro, quarta-feira, encontravam-se internados nos três hospitais da região, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, "61 doentes covid, dos quais 48 em enfermaria e 13 em cuidados intensivos".

O hospital de Bragança é o único da região com Serviço de Medicina Intensiva e dispõe de 13 camas que se encontravam ocupadas, mas, de acordo com a instituição, da mesma maneira que este serviço já recebeu doentes de outras regiões do país, também transferirá doentes para outras unidades da rede, em caso de necessidade.

O Serviço de Medicina Intensiva tem ainda mais seis camas disponíveis mas para doentes não-covid e destas apenas metade, três, estavam ocupadas a 02 de dezembro.

Relativamente às camas em enfermaria para doentes covid e com infeções respiratórias, a ULS do Nordeste tem disponíveis 42 no hospital de Bragança, 19 no Mirandela e outras tantas no de Macedo de Cavaleiros, num total de 80, 48 das quais se encontravam ocupadas na quarta-feira.

A média de idades dos doentes internados com covid-19 era, a 30 de novembro, de 72 anos nos cuidados intensivos e de 80 anos em enfermaria, segundo ainda a ULS do Nordeste.

Aquele entidade explicou que dispõe de mais respostas para os doentes com infeção respiratória, nomeadamente quatro camas em pediatria e outras tantas em psiquiatria, no hospital de Bragança, 21 boxes, 17 das quais para adultos e quatro pediátricas, na urgência da tenda covid, e cinco camas em hospitalização domiciliária.

Mirandela tem nove boxes, oito para adultos e uma pediátrica, e Macedo de Cavaleiros seis para adultos, em espaços de urgência idênticos que foram requalificados e vão ficar com instalações novas para o futuro.

A ULS adiantou também que já começaram, no hospital de Bragança, as anunciadas obras de ampliação do Serviço de Medicina Intensiva, que irão garantir uma capacidade permanente de 16 camas.

O investimento de 1,2 milhões de euros resulta do apoio do Ministério da Saúde a 16 unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para reforço da resposta da Medicina Intensiva à pandemia.

No âmbito do plano de contingência para a covid-19, a ULS do Nordeste já tinha reorganizado serviços no principal hospital da região, o de Bragança, adaptando o segundo piso à resposta a infeções pelo novo coronavírus, com mais 20 camas.

Nesse piso funcionava o serviço de Ortopedia que aquela entidade explicou continua a ser assegurado no mesmo hospital ou nas unidades de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, conforme as necessidades dos doentes.

Acrescenta ainda que as situações de cirurgia programada de Ortopedia são realizadas em Macedo de Cavaleiros e a cirurgia de ambulatório continua a ser efetuada em Mirandela.

Ao nível do internamento geral para outras especialidades e serviços além da covid-19, há disponibilidade de camas nos três hospitais da região, com uma ocupação de pouco mais de metade do total.

Os hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela têm um total de 268 camas para internamento geral, 145 das quais ocupadas, o que representa uma taxa de 54%.

O hospital de Bragança é o que apresenta a maior taxa de ocupação com quase 65% das 137 camas ocupadas, ou seja 89 doentes internados, seguindo-se Mirandela com 41,5%, com 66 camas e 29 internados, e Macedo de Cavaleiros que tinha 27 doentes nas 65 camas disponíveis, uma ocupação e menos de 44%.

O distrito de Bragança soma mais de 3.600 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia e perto de 80 mortes associadas à covid-19

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.