Web Summit: José Mourinho recebe prémio "Inovação no Desporto" de António Costa

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 dez 2020 (Lusa) - O treinador de futebol José Mourinho, que orienta os ingleses do Tottenham, foi hoje agraciado com o prémio "Inovação no Desporto" durante a Web Summit 2020, numa distinção entregue pelo primeiro-ministro António Costa.

"Costumava ficar muito orgulhoso apenas pelo facto de um evento tão incrível como a Web Summit ser realizado no meu país. Como português, sobretudo como português que vive no estrangeiro, costumava ter muito orgulho nele, mas agora é muito mais que isso. Muito obrigado por me darem este prémio, que obviamente aceito", expressou o técnico.

O prémio de inovação, conquistado no ano passado pelo ex-avançado Ronaldo Nazário, campeão mundial pelo Brasil em 2002, reconhece "pessoas e organizações que incorporaram com sucesso a tecnologia na busca pela excelência".

"Portugal é a casa de um dos treinadores com mais sucesso no futebol. Este ano premiamos José Mourinho, o menino de Setúbal e amante do futebol, que se tornou um dos treinadores mais inovadores e talentosos da história do belo jogo", enalteceu António Costa, lembrando os 25 títulos conquistados pelo 'Special One' em 20 anos de carreira.

Entre passagens por Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, o técnico, de 57 anos, venceu duas edições da Liga dos Campeões, guiando ao sucesso o FC Porto (2003/04), numa das "conquistas mais notáveis desta era", e os italianos do Inter de Milão (2009/10).

"O maior presente não são os troféus, mas a crença e inspiração dadas a uma geração de jovens, mostrando que é possível conseguir tudo com trabalho, dedicação e fé nas suas próprias capacidades", concluiu António Costa, numa mensagem que antecedeu a conversa entre José Mourinho e Andrew Hill, editor do diário Financial Times.

O Tottenham comanda a Liga inglesa, com os mesmos 21 pontos do campeão inglês Liverpool, e pode qualificar-se hoje para os 16 avos de final da Liga Europa, bastando um empate no terreno dos austríacos do LASK Linz, em jogo da quinta jornada do grupo J.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, decorre este ano totalmente 'online' e até sexta-feira, contando com "um público estimado de 100 mil" pessoas, depois de se ter começado a realizar há quatro anos em Lisboa.

RYTF // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sporting

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Sporting (sábado, 20h00 FC Porto TV/Porto Canal), referente à terceira ronda da fase final do campeonato Andebol 1.

Joana Resende: "É preciso querer muito esta vitória"

O fator casa tem prevalecido na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a eliminatória, disputada à melhor de cinco e empatada 1-1, está de regresso ao Dragão Arena. No jogo 1, o FC Porto venceu por 3-1, mas o PV Colégio Efanor aplicou a mesma receita no Jogo 2 e as duas equipas vão reencontrar-se com uma vitória cada. Na projeção do encontro que se disputa esta quinta-feira (18h00, FC Porto TV/Porto Canal), Joana Resende falou de “um dia menos bem conseguido” no passado domingo, mas garantiu que as portistas estão preparadas para dar uma resposta forte. “A lotação já está esgotada e sei que os nossos adeptos vêm em força, por isso peço-lhes para fazerem muito barulho e para acreditarem tanto como nós”, acrescentou a capitã das tricampeãs nacionais.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.