Covid-19: Açores reabrem 15 escolas e mantêm sete encerradas

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 02 dez 2020 (Lusa) -- Os Açores mantêm sete estabelecimentos de ensino encerrados e outros seis com turmas em isolamento profilático, mas hoje já reabriram 15 escolas na região, informou o Governo Regional, em nota de imprensa.

De acordo com o comunicado enviado hoje pela Secretaria Regional da Educação, mantêm-se encerradas, no agrupamento escolar Canto da Maia, a EB 1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado, a EB 1/JI de Ribeira Quente, que pertence à EBS da Povoação e todos os estabelecimentos de ensino da EBI de Rabo de Peixe, todas elas em São Miguel.

Na ilha Terceira, a EB 1/JI Infante D. Henrique, que pertence à EBI de Angra do Heroísmo, e a EB 1/JI do Porto Judeu, da EBI Francisco Ferreira Drummond, também estão encerradas.

A tutela esclarece ainda que, em relação aos jovens de Rabo de Peixe que frequentem escolas fora da freguesia, que estará sujeita a cerca sanitária a partir das 00:00 de quinta-feira, e até 08 de dezembro, "foram dadas instruções a todas as unidades orgânicas de São Miguel no sentido da não penalização desses alunos, devendo as suas faltas ser consideradas como justificadas, os procedimentos de avaliação adaptados e ser feito o ensino à distância".

"Quanto a docentes e não docentes na mesma condição, as escolas receberam, igualmente, instruções para a não penalização destes trabalhadores, devendo os mesmos cumprir as suas funções em regime de teletrabalho", completa a nota.

Há também turmas "que se encontram numa situação de ensino à distância" na EB2,3/S Isabel do Carmo Medeiros, e na EB 1,2,3/JI de Furnas, ambas na EBS da Povoação, em São Miguel.

A situação repete-se na Terceira, com turmas da EB 1,2,3/JI da Vila de São Sebastião, que pertence à EBI Francisco Ferreira Drummond, na EBS Tomás de Borba, na ES Jerónimo Emiliano de Andrade e na ES Vitorino Nemésio.

Hoje reabriram 15 unidades que estavam encerradas, todas em São Miguel, que pertencem às escolas EBI de Água de Pau, EB1/JI Canto da Maia, EB 2 Roberto Ivens, EBI dos Arrifes, EB 1,2,3/JI de Vila de Capelas, EB 1,2,3/JI de Furnas, EBI da Ribeira Grande, EB 2,3/S Armando Côrtes-Rodrigues, ES da Lagoa, ES Antero de Quental, ES Domingos Rebelo, ES da Ribeira Grande.

A Secretaria Regional da Educação defende que "o ensino deve ser, primordialmente, presencial" e que "o recurso ao ensino à distância será sempre excecional".

A secretaria esclarece, ainda, que "os critérios de abertura e encerramento de escolas e de isolamento profilático de turmas ou alunos individualmente considerados obedecem a preceitos técnicos, da responsabilidade da autoridade de saúde, após a análise epidemiológica e o estudo das cadeias de transmissão em cada caso".

No dia 13 de novembro, o Governo Regional dos Açores decidiu que todos os estabelecimentos de ensino e ateliês de tempos livres da ilha de São Miguel, nos Açores, em que tenham sido detetados casos de infeção pelo novo coronavírus iriam encerrar.

Nas restantes ilhas, a situação é analisada caso a caso.

Nos Açores existem atualmente 367 casos positivos ativos de covid-19, sendo 241 em S. Miguel, 120 na Ilha Terceira, dois no Pico, dois no Faial e dois nas Flores.

Foram detetados até hoje na região 1.062 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Verificaram-se ainda 18 óbitos nos Açores devido à covid-19, e 594 casos recuperados.

ILYD (APE) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.