Tribunal permite adjudicação à Sóltrafego para substituir semáforos no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 nov 2020 (Lusa) -- O Tribunal Central Administrativo Norte revogou a decisão de declarar caducidade da adjudicação do concurso para a substituição de semáforos à Sóltrafego e o município do Porto vai poder "dar continuidade ao processo de contratualização", revelou hoje a autarquia.

Em resposta à agência Lusa, a câmara do Porto esclareceu hoje que o acórdão do Tribunal Central Administrativo (TCA) Norte "vem conceder provimento ao recurso do município e da Sóltrafego, e revogar a decisão de declarar a caducidade da adjudicação".

"Esta decisão vem confirmar a legitimidade do município para dar continuidade ao processo de contratualização", acrescentou a autarquia.

Na reunião do executivo de hoje, o presidente da câmara do Porto, o independente Rui Moreira, afirmou que "na passada sexta-feira foi dada razão ao município" e que o mesmo venceu "os semáforos".

Em setembro de 2016, a Câmara Municipal do Porto lançou um concurso público internacional para substituir todo o equipamento por um sistema geral que integrasse a componente de semáforos e a rede de comunicações num investimento de cerca de 10 milhões de euros.

Contudo, após a adjudicação à Sóltrafego, o segundo concorrente do concurso público internacional (Siemens) impugnou a decisão e em março de 2019, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto proferiu sentença que impossibilitou o município de dar continuidade ao contrato.

Desde então, foram interpostos vários recursos e em 01 de outubro de 2020 o Supremo Tribunal Administrativo deu razão ao município, bem como à Sóltrafego, considerando-se lícita a decisão de exclusão da proposta apresentada pela Siemens, contudo, a mesma decisão determinou que competia ao TCA Norte apreciar a questão relativa à decisão de caducidade da adjudicação à Sóltrafego.

Segundo o acórdão do TCA Norte de 27 de novembro de 2020, a que a Lusa teve hoje acesso, os juízes acordaram, ao dar "provimento aos recursos do município e do agrupamento contra-interessado [Sóltrafego]", "revogar a decisão" que declara a caducidade da adjudicação.

Na reunião de executivo de 12 de outubro, a propósito de uma proposta da CDU que recomendava a adoção de medidas com vista à definição de um plano de atuação em caso de avarias em semáforos, a vereadora do Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, Cristina Pimentel, afirmou que a autarquia estava confrontada com a falta de peças para substituir os controladores, uma vez que não há peças no mercado.

A vereadora reconheceu que a situação é preocupante e referiu que o município já teve de comprar peças no 'Ebay' para arranjar os semáforos avariados.

Cristina Pimentel adiantou ainda que entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020 houve 2.086 ocorrências.

 

SPYC (VSYM) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.