Fotógrafo amador Noel Magalhães eternizou o Douro e morreu hoje aos 99 anos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Peso da Régua, Vila Real, 30 nov 2020 (Lusa) -- O fotógrafo amador Noel Magalhães, que "eternizou o Douro" e doou o seu vasto espólio à região, morreu hoje, aos 99 anos, no Peso da Régua, informou o Museu do Douro.

Fotógrafo amador desde os 14 anos, Noel Magalhães nasceu em São João da Pesqueira e residia no Peso da Régua.

Numa nota em que endereça condolências à família, o Museu do Douro, no Peso da Régua, caracterizou o fotógrafo como uma "pessoa ímpar, repleta de sabedoria e um verdadeiro mestre da vida".

"Um fotógrafo que eternizou o seu Douro com a sensibilidade que lhe era característica", salientou ainda a instituição.

Também a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, num adeus a Noel Magalhães, destacou a sua "vida dedicada à fotografia e à região" que "tão bem retratou".

Em 2012, Noel Magalhães doou ao Museu do Douro uma grande parte da sua obra fotográfica.

A doação foi conjuntamente cedida ao Museu e à Câmara Municipal da Régua, que partilham desde então um vasto acervo fotográfico que inclui provas em papel, diapositivos e negativos, num total de cerca de seiscentos elementos.

Esta coleção é maioritariamente formada por negativos produzidos nas décadas de 1950 e 1960 e abarca registos fotográficos diversos que vão da paisagem ao retrato, dos recantos locais e regionais às viagens pelo país.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.