Autárquicas: PSD e CDS de Sintra assinam acordo de colaboração para as eleições

| Política
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 28 nov 2020 (Lusa) -- As concelhias do PSD e do CDS-PP de Sintra assinaram um acordo de colaboração para as eleições autárquicas do próximo ano, com o objetivo de construir uma alternativa à atual liderança socialista, foi hoje divulgado.

"O PPD/PSD e CDS-PP de Sintra assumem desta forma, uma vontade conjunta de não resignação, uma vontade conjunta de projetar esperança e uma vontade conjunta de criar condições de mudança real nas políticas municipais que se traduzam numa alternativa nova e credível", pode ler-se numa nota assinada pelos presidentes das duas estruturas concelhias.

A Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, é presidida desde 2013 pelo socialista Basílio Horta.

"O executivo socialista está conformado, não demonstra ter ambição, nem capacidade de inovação e é por isso um projeto esgotado", justificam os sociais democratas e os centristas.

Segundo explica a nota dos dois partidos, o que se pretende, numa primeira fase, é uma "maior articulação e, no futuro, um acordo político de compromisso futuro de coligação pré-eleitoral".

"O PPD/PSD e o CDS-PP de Sintra reconhecem a absoluta necessidade de dotar o concelho de uma alternativa mobilizadora em que os dois partidos se revejam, condição primeira para fazer sair Sintra da crise atual e que possibilite a criação de condições indispensáveis à mobilização dos seus militantes e simpatizantes para o combate autárquico que se avizinha", conclui a nota.

O atual executivo municipal de Sintra é composto pelo presidente e cinco vereadores do PS, dois eleitos do PSD, dois independentes e um da CDU.

FAC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.