Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Covid-19: Câmara de Marvão reativa rede de apoio ao domicílio

| País
Porto Canal com Lusa

Marvão, Portalegre, 27 nov 2020 (Lusa) - A Câmara de Marvão (Portalegre) reativou a rede de apoio ao domicílio destinada a maiores de 65 anos, doentes crónicos e pessoas em isolamento profilático ou em quarentena, devido à pandemia de covid-19, revelou hoje o município.

Segundo a autarquia, esta iniciativa, intitulada "Em Casa" - Rede de Apoio ao Domicílio, tem como objetivo o auxílio na aquisição e entrega de bens essenciais como alimentos, produtos de higiene e medicamentos.

A câmara municipal indicou que os munícipes podem aceder a este serviço, todas as segundas-feiras, entre as 09:00 e as 16:00, através do telefone 245 909 139, de forma a efetuar o pedido dos bens essenciais de que necessitam e que serão entregues ao longo da semana.

No concelho de Marvão, distrito de Portalegre, há um surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão, com 12 pessoas - utentes e funcionários - infetadas com o vírus que provoca a covid-19, segundo revelou hoje fonte do município.

"Estão infetados no lar residencial da APPACDM de Santo António das Areias [freguesia rural] sete utentes e cinco funcionários", disse o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, os casos "têm vindo a acontecer" nos últimos dias na instituição, que tem capacidade para acolher, segundo a sua página na Internet, 22 pessoas em alojamento permanente e duas pessoas em alojamento temporário.

"Dois dos utentes infetados estão internados no hospital de Abrantes", acrescentou o autarca, indicando ainda que a APPACDM está a efetuar testes rápidos a utentes e funcionários.

O relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 21 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 509 casos ativos, 539 casos recuperados, encontrando-se 28 infetados internados nas unidades hospitalares da região.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

TCA (HYT) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pandemia volta a aumentar com Portugal a chegar aos 34 mil casos diários de covid-19

Portugal registou na passada segunda-feira 33.939 diários de covid-19 e 29 mortes num momento em que a pandemia volta a aumentar. Segundo dados revelados pela DGS, não se registavam valores tão altos desde o dia oito de fevereiro ainda que com uma tendência da subida da mortalidade.

Portugal cai cinco lugares no índice sobre direitos das pessoas LGBTI, mas mantém-se nos lugares cimeiros

Portugal desceu quatro lugares no índice europeu sobre a situação jurídica e políticas das pessoas LGBTI, devido à falta de plano de ação contra a discriminação, estando ainda assim em nono lugar entre 49 países.

Temperaturas acima dos 35 graus e aumento do risco de incêndio sexta e sábado

As temperaturas máximas vão ultrapassar os 35 graus Celsius em algumas regiões do continente na sexta-feira e no sábado, prevendo-se um aumento do risco de incêndio e algumas poeiras vindas do Norte de África, segundo o IPMA.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - Soam as guitarras