Covid-19: Câmara de Marvão reativa rede de apoio ao domicílio

| País
Porto Canal com Lusa

Marvão, Portalegre, 27 nov 2020 (Lusa) - A Câmara de Marvão (Portalegre) reativou a rede de apoio ao domicílio destinada a maiores de 65 anos, doentes crónicos e pessoas em isolamento profilático ou em quarentena, devido à pandemia de covid-19, revelou hoje o município.

Segundo a autarquia, esta iniciativa, intitulada "Em Casa" - Rede de Apoio ao Domicílio, tem como objetivo o auxílio na aquisição e entrega de bens essenciais como alimentos, produtos de higiene e medicamentos.

A câmara municipal indicou que os munícipes podem aceder a este serviço, todas as segundas-feiras, entre as 09:00 e as 16:00, através do telefone 245 909 139, de forma a efetuar o pedido dos bens essenciais de que necessitam e que serão entregues ao longo da semana.

No concelho de Marvão, distrito de Portalegre, há um surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão, com 12 pessoas - utentes e funcionários - infetadas com o vírus que provoca a covid-19, segundo revelou hoje fonte do município.

"Estão infetados no lar residencial da APPACDM de Santo António das Areias [freguesia rural] sete utentes e cinco funcionários", disse o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, os casos "têm vindo a acontecer" nos últimos dias na instituição, que tem capacidade para acolher, segundo a sua página na Internet, 22 pessoas em alojamento permanente e duas pessoas em alojamento temporário.

"Dois dos utentes infetados estão internados no hospital de Abrantes", acrescentou o autarca, indicando ainda que a APPACDM está a efetuar testes rápidos a utentes e funcionários.

O relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 21 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 509 casos ativos, 539 casos recuperados, encontrando-se 28 infetados internados nas unidades hospitalares da região.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

TCA (HYT) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Estudantes do Ensino Superior prometem "Dia Nacional de Luta" na quinta-feira

Os estudantes do ensino superior manifestam-se na quinta-feira, Dia Nacional do Estudante, contra as dificuldades que estão a ampliar “o muro” no acesso a este nível de ensino, estando previstas iniciativas em vários pontos do país.

Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o Verão

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro afirmou esta segunda-feira que o Ministério se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde assegura que se uma unidade não conseguir responder outra o fará.

Número de subsídios de doença aumentam 25% em fevereiro para 177 mil

O número de subsídios de doença diminuiu 11,9% em fevereiro face a janeiro, mas aumentou 25,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 177.092, segundo as estatísticas da Segurança Social publicadas esta segunda-feira.