Covid-19: Novos casos diminuem em 43 concelhos do Norte e aumentam mais de 30% em 12

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 27 nov 2020 (Lusa) -- O número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 diminuiu em 43 concelhos da região Norte e aumentou mais de 30% em 12 concelhos, revela o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, dos 43 concelhos que registaram uma descida, entre a segunda e quarta semana de novembro, 17 são no distrito do Porto.

O boletim, o mais recente da ARS-N, reporta a situação epidemiológica nos concelhos da região Norte entre a primeira (05 a 11) e a quarta semana de novembro (19 a 25).

Entre os 17 municípios com maior diminuição de novos casos de infeção no distrito do Porto, destacam-se Paços de Ferreira (que passou de 735 para 397 novos casos), Penafiel (855 para 539), Amarante (440 para 283) e Felgueiras (675 para 444).

Dos 18 concelhos do distrito do Porto -- que contabiliza um decréscimo de 22% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 -, apenas Baião não acompanhou esta tendência, registando um crescimento de 17% de novos casos.

No distrito de Braga, foram sete os concelhos que registaram uma diminuição, destacando-se Vizela e Celorico de Basto, com um decréscimo de 44% e 34%, respetivamente.

Segundo o relatório, o distrito de Braga foi o único a Norte que não registou aumento ou diminuição de novos casos, estabilizando-se nos 0%.

Olhando para o distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], todos, à exceção de Espinho, acompanharam esta tendência, com Castelo de Paiva a registar uma diminuição de 45%, São João da Madeira de 33%, Oliveira de Azeméis de 24%, Arouca de 19%, Santa Maria da Feira de 16% e Vale de Cambra de 6%.

Segundo o boletim, o distrito de Aveiro contabiliza agora uma diminuição de 17% do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Em Viana do Castelo, distrito que contabiliza uma subida de 20% de novos casos, quatro concelhos registaram uma diminuição, nomeadamente, Caminha, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.

O boletim revela também que no distrito de Vila Real, que registou um aumento de 9% de novos casos, os concelhos de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião e Vila Real tiveram uma diminuição de novos casos de infeção.

Por sua vez, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vinhais foram os únicos concelhos de Bragança que contabilizaram um decréscimo, com os novos casos a registarem uma diminuição de 39%, 56% e 6% respetivamente.

Neste distrito, o número de novos casos de infeção regista um crescimento de 2%

A par destes 43 municípios, o relatório da ARS-N revela que 12 concelhos do Norte tiveram um crescimento superior a 30%, nomeadamente Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Mirandela, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O relatório revela ainda que Freixo de Espada à Cinta é o município com a maior incidência, seguindo-se os concelhos de Guimarães, Lousada, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Povoa de Lanhoso, Trofa e Vizela.

Nestes oito municípios a incidência é superior a 2.000 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa nos 1.400 casos.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.