Evolução da pandemia em Chaves "inspira muita preocupação" afirma autarca

Evolução da pandemia em Chaves "inspira muita preocupação" afirma autarca
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Chaves disse hoje que a pandemia de covid-19 naquele concelho "inspira muita preocupação" e pediu um "compromisso ainda maior" por parte da população para conter o aumento de casos.

"A situação atual no concelho de Chaves inspira muita preocupação, pois temos registado um crescimento contínuo de casos confirmados de covid-19. Não estamos a conseguir alcançar a tendência de inversão de novos casos", destacou o presidente da Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real, Nuno Vaz.

O autarca falava após uma reunião extraordinária da Comissão de Proteção Civil municipal, que juntou as autoridades de saúde, forças de segurança e IPSS do concelho.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso de quarta-feira, o concelho de Chaves registava 474 casos na fase ativa da doença, 120 em isolamento e uma 'taxa de ataque' de 1347,1 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Em 01 de novembro, o mesmo boletim indicava que o concelho de Chaves, com cerca de 41 mil habitantes, registava 73 casos em fase ativa da doença.

Nuno Vaz explicou que, durante a reunião, procurou ter acesso à realidade pandémica nos lares do concelho, lembrando a existência de uma "população envelhecida" e de quase mil idosos em lares e 500 trabalhadores neste setor.

O autarca quis ainda avaliar a situação na comunidade, "para perceber se há um descontrolo da doença e se a autoridade de saúde tem capacidade de resposta para perceber em tempo útil os contactos de casos confirmados".

"A situação é muito preocupante e temos de olhar de uma forma mais intensa e com mais foco", alertou, sem especificar casos ou divulgar números em concreto.

O socialista apelou à população para uma resposta individual para o controlo da pandemia no concelho.

"Não é com testagem ou criação de medidas que se combate, ou com confinamentos. A única medida verdadeiramente eficaz é o comportamento individual de cada um", apontou.

E reforçou a necessidade de uso intensivo de máscara, higienização das mãos e etiqueta respiratória, pedindo ainda uma ação pedagógica da população para com familiares e amigos.

"Devemos evitar nesta altura convívios familiares, ajuntamentos. Façamos uma vida mais restrita, mais confinada e menos interativa nas próximas semanas para podermos ter Natal", disse ainda.

O autarca flaviense anunciou também que, na segunda-feira, vão ser levadas a reunião de Câmara 30 propostas na área social, económica e de saúde para a resposta à pandemia.

"Teremos medidas para partilhar com todos no esforço de mitigar os efeitos causados pela pandemia, sabendo que nunca serão suficientes. Os efeitos económicos mais severos serão sentidos no próximo trimestre", salientou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.422.951 mortos resultantes de mais de 60,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.127 pessoas dos 274.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.