"Botão de pânico" ajuda turistas no Porto e Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 20 jun (Lusa) -- O Turismo do Porto e Norte está a implementar no exterior das 53 suas lojas e postos de turismo, um "botão de pânico" que pretende ser um reforço de segurança para turistas nacionais e estrangeiros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, anunciou hoje que o sistema é apresentado sexta-feira, na loja do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa iniciativa que conta com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

"A segurança hoje é fundamental para a promoção turística", afirmou o responsável, que falava em Vila Pouca de Aguiar, à margem da apresentação do roteiro de "Minas e Geologia do Norte de Portugal".

Melchior Moreira garantiu que este é "um destino seguro" e que o "botão de pânico" pretende um "complemento à segurança que o Porto e Norte já têm".

Ao clicar no botão, que ficará instalado nas plataformas interativas instalados no exterior das lojas de turismo, automaticamente é feita uma ligação ao 112, onde os visitantes podem recolher toda a informação de que precisam.

"A partir de agora todos os turistas, quer sejam internacionais ou internos, se tiverem uma dificuldade pessoal, um acidente momentâneo ou algum tipo de informação que pretendam, basta acionarem esse botão e têm toda a informação precisa", salientou Melchior Moreira.

Este sistema, que funcionará 24 horas por dia, está ligado diretamente às forças de segurança, como a PSP, GNE ou Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Trata-se de uma iniciativa do TPNP que conta com a parceria do Ministério da Administração Interna.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.