Covid-19: PR enviou para o parlamento diploma que renova estado de emergência até 08 de dezembro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 nov 2020 (Lusa) - O Presidente da República enviou hoje para o parlamento o projeto de decreto que renova o estado de emergência em Portugal de 24 de novembro até 08 de dezembro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

"Depois de ouvido o Governo, que se pronunciou esta tarde em sentido favorável, o Presidente da República acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma renovando o estado de emergência por 15 dias, de 24 de novembro a 8 de dezembro", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

O atual período de estado de emergência começou às 00:00 no passado dia 09 e termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro. O respetivo diploma foi aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCP, PEV e Iniciativa Liberal.

Para renovar por mais 15 dias este quadro legal, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, o Presidente da República tem de ter ouvir o Governo e de autorização da Assembleia da República, que irá votar este diploma na sexta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado hoje, no final de uma reunião sobre a evolução da covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, que iria propor a renovação do estado de emergência por mais 15 dias.

O Presidente da República considerou hoje que deverá haver sucessivas renovações do estado de emergência, "aquelas que forem necessárias", para se "esmagar a curva" da evolução da epidemia de covid-19 em Portugal.

IEL // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo vai realizar estudo sobre razões de saída de efetivos das Forças Armadas

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, anunciou que o Governo vai realizar um estudo sobre as razões que levam à saída de efetivos das Forças Armadas bem como um “recenseamento sociodemográfico dos militares”.

BE propõe fim das propinas nas licenciaturas e cursos técnicos superiores

O BE propõe o fim das propinas nas licenciaturas, cursos técnicos superiores e mestrados integrados em 2024, desafiando os partidos que concordam que “o financiamento público do ensino superior é um desígnio nacional” a aprovarem o diploma.

Chega vai propor redução de 2% nas taxas normal e intermédia do IVA

O líder do Chega, André Ventura, considerou esta segunda-feira que a taxa de IVA de 0% nos produtos alimentares essenciais “vale pouco” e anunciou que o partido vai propor no parlamento a descida de 2% nas taxas normal e intermédia.