Covid-19: Autoridades apenas conhecem contexto da transmissão em 25% dos casos no Norte

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 nov 2020 (Lusa) -- A ministra da Saúde revelou hoje que, na região Norte, a que tem maior pressão nos serviços de saúde por causa da covid-19, apenas se conseguiu identificar o contexto da transmissão em 25% dos casos.

Marta Temido, que falava numa entrevista ao 'podcast' do PS Politica com Palavra, explicou que os dados recolhidos nos inquéritos epidemiológicos apenas conseguiram conhecer o contexto do contágio (se foi em casa, nos transportes, ou em meio laboral, por exemplo) em 25% dos casos na região Norte.

Na semana passada, o primeiro-ministro tinha divulgado que os dados disponíveis indicavam que as infeções por covid-19 acontecem em 68% dois casos através de convívio familiar ou social, 12% em meio laboral, 8% em lares, 3% nas escolas, 3% no convívio social e 1% nos serviços de saúde.

"Nós só falamos do que conhecemos", disse hoje a ministra da Saúde, lembrando que em casa "é onde todos baixamos a guarda".

"É o sítio onde foi mais fácil identificar a origem (...), sabemos o nome de todos. Difícil é dizer a origem da infeção que foi para casa", acrescentou.

Questionada sobre quantas unidades do setor social ou privado receberam até agora doentes com covid-19, a ministra disse que foi na região Norte onde "houve mais disponibilidade em trabalhar na resposta covid", designadamente da Fundação Fernando Pessoa, do Hospital da Trofa, da CUF porto e das unidades da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa do Lanhoso e de Lousada.

Sublinhando que é na região Norte que há maior pressão nos serviços de saúde - mais de 60% novos casos estão na área da ARS Norte -, Marta Temido lembrou: "Os sistemas de saúde podem tratar, mas não fazem milagres e têm limites. Só os comportamentos de todos podem garantir que a vida, com alguma normalidade, retornará".

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.