Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Covid-19: Putin pede aos países BRICS cooperação na criação de vacinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 17 nov 2020 (Lusa) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apelou hoje aos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que acelerem a criação de um centro de investigação e desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

O apelo de Putin é reforçado após o acordo alcançado durante a cimeira do grupo em Joanesburgo em 2018, sobre questões relacionadas com vacinas.

"Consideramos de grande importância agilizar a criação de um centro de desenvolvimento e investigação de vacinas dos países BRICS com o que já concordamos há dois anos com os parceiros sul-africanos, na cimeira de Joanesburgo", disse Putin.

O chefe de Estado russo falava hoje na abertura da nova cimeira do grupo, que se realiza através de vídeo conferência. 

Putin defendeu a importância do trabalho conjunto no sentido da criação de vacinas e recordou que a Rússia tem um plano com a Índia e com o Brasil no sentido da realização de ensaios clínicos da vacina russa Sputnik V assim como a criação na República Popular da China de centros de produção de vacinas para uso nos Estados BRICS "e em países terceiros".

"A cooperação em matéria de saúde não é uma novidade para os BRICS" afirmou, ao recordar que há cinco anos, na Declaração de Ufá, aprovada na anterior presidência russa do grupo, ficou acordado o trabalho conjunto no combate à propagação de doenças contagiosas.

Entre as doenças, assinalou, já tinham sido referidas novos tipos de coronavírus. 

"Como parte da implementação deste acordo, os países BRICS criaram um sistema de alerta contra epidemias. Na situação da epidemia de covid-19 já tínhamos no que nos apoiar. Os membros dos BRICS puderam reagir de forma rápida e tomar medidas concretas na luta contra a pandemia", afirmou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.328.048 mortos resultantes de mais de 55 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.472 pessoas dos 225.672 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

  

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Putin ameaça com ataques "relâmpago" em caso de intromissão estrangeira

O Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou hoje que responderá com um ataque "relâmpago" a qualquer ingerência estrangeira na Ucrânia, onde está há dois meses em curso uma guerra desencadeada pela invasão do exército russo.

Pelo menos nove civis mortos por bombardeamentos russos no leste e sul da Ucrânia

Pelo menos nove civis morreram hoje na sequência de bombardeamentos do exército russo no leste e sul da Ucrânia, anunciaram as autoridades locais. De acordo com informações do governador da região de Lugansk (leste da Ucrânia), Sergey Gadai, três civis morreram debaixo de escombros de um prédio atingido por um bombardeamento na cidade de Popasna, para onde tinham fugido a fim de, segundo a mesma fonte, "se proteger de mísseis russos".

Um outro bombardeamento, que atingiu a cidade de Kharkiv (também no leste), a segunda maior da Ucrânia, matou três pessoas e deixou sete feridas, duas delas com gravidade, anunciou o governador regional, Oleg Synegoubov, apelando aos moradores para terem "muito cuidado e, se possível, não saírem dos abrigos".

Outros dois civis foram mortos e seis ficaram feridos na região de Donetsk, segundo o governador, Pavlo Kyrylenko.

Rússia deixa de fornecer eletricidade à Finlândia a partir de sábado

Helsínquia, 13 mai 2022 (Lusa) -- A Rússia vai suspender as entregas de eletricidade para a Finlândia a partir de sábado, devido a contas não pagas, anunciou hoje o fornecedor RAO Nordic Oy, que detém a empresa russa InterRAO.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Música - Rainhas do Autoengano