Sobe para 55 número total de infetados por Covid-19 em lar da Misericórdia de Ponte de Lima

Sobe para 55 número total de infetados por Covid-19 em lar da Misericórdia de Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

Mais sete utentes e 11 funcionários do Centro Comunitário de Arcozelo, em Ponte de Lima, viram hoje confirmada a infeção por SARS-CoV-2, elevando para 55 o total de casos de covid-19 naquela instituição, disse o provedor da Misericórdia.

Atualizado 15-11-2020 17:45

Contactado pela agência Lusa, Alípio de Matos referiu que os casos hoje confirmados resultam dos testes realizados na sexta-feira, naquela Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI).

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, adiantou dos 32 utentes infetados, há mais sete com a doença causada pelo novo coronavírus.

"A maioria dos utentes apresenta sintomas ligeiros do ponto de vista respiratório e gastrointestinal", afirmou Alípio de Matos, referindo que "dois utentes estão internados no hospital e quatro estão negativos".

Dos 38 trabalhadores, com os resultados hoje conhecidos 17 estão infetados.

Na semana passada, a instituição registou a primeira morte de uma utente de 92 anos, infetada por SARS-CoV-2.

Questionado sobre a outra ERPI da Misericórdia, o lar Cónego Correia, disse que a situação está "estabilizada". No total há 24 utentes e oito funcionários infetados com o novo coronavírus.

Na sexta-feira, Alípio de Matos disse à Lusa que de "um universo de 91 idosos, foram efetuados testes a 90 idosos, tendo em conta que um utente está hospitalizado, pelo agravamento da sua situação clínica, sem qualquer relação com o vírus SARS-CoV-2".

Já dos 57 funcionários da instituição testados, oito estão infetados.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.313.471 mortos resultantes de mais de 54 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.381 pessoas dos 217.301 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).