Info

Covid-19:Madeira regista quatro novos casos e estuda 113 contactos com infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 12 nov 2020 (Lusa) -- A autoridade regional de Saúde da Madeira informou terem sido hoje confirmados quatro novos casos de covid-19 na região e um total de 199 doentes ativos, estando em análise outras 113 situações de contactos com pessoas infetadas.

No boletim epidemiológico diário distribuído pelo Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE) pode ler-se que "hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 573 casos confirmados de covid-19 no território regional" desde o início da pandemia.

No mesmo documento, salienta que, destes quatro novos casos, três são importados (dois provenientes da Polónia e um do Reino Unido) e um é de transmissão local, associado a um caso positivo recentemente identificado.

"São 199 os casos ativos" hoje neste arquipélago, informa a autoridade regional, dos quais 133 são situações importadas que foram "identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira" e 66 de transmissão local.

Também indica que 115 desses cidadãos são não-residentes e 84 são residentes nesta região.

Ainda sobre os casos ativos, o IASAÚDE destaca que "67 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira, 127 estão em alojamento próprio" e outras três pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 montada no Hospital do Funchal.

Além destes casos, acrescenta existirem "outras 113 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24", estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas.

O IASAÚDE refere que, no que diz respeito ao processo de vigilância ativa de contactos de casos positivos, estão a ser acompanhadas 612 pessoas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região.

"No que respeita a vigilância de viajantes, 10.426 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe", complementa.

O instituto madeirense enfatiza que hoje "há mais 17 casos recuperados a reportar", atingindo a região os 372 doentes curados.

A Madeira mantém o registo de duas mortes associadas à covid-19, uma mulher de 94 anos e um homem de 97, recorda.

Em matéria de testes de despiste efetuados, aquele instituto enuncia que, na operação de rastreio no portos e aeroportos da Madeira, foram realizadas 104.965 colheitas até às 17:30 de hoje.

Quanto às amostras processadas no laboratório do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), a autoridade regional indica que totalizam hoje 163.010.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AMB // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Covid-19: Portugal com 58.530 infeções, novo máximo diário, e 49 mortes

Portugal registou 58.530 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 49 mortes associadas à covid-19, indicam os números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Covid-19: Mais de 100 mil crianças e jovens isolados desde que recomeçaram as aulas

Mais de cem mil crianças e jovens testaram positivo ao SARS-CoV-2 desde que as aulas recomeçaram, a 10 de janeiro, e tanto pais como alunos alertam para problemas de aprendizagem com as aulas à distância.

Livro "Milhões a voar" critica injeção na TAP

O novo livro "Milhões a voar" de André Pinção Lucas e Carlos Guimarães Pinto, critica a injeção da TAP e desmonta sete falácias a favor do investimento público. Em declarações ao Porto Canal, André Pinção Lucas, autor do livro, considerou a TAP como "um novo banco com asas" e diz que o valor injetado é "chocante".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS