Covid-19: Surto em lar da Misericórdia de Portalegre com 70 utentes infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Portalegre, 11 nov 2020 (Lusa) - Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) infetou pelo menos 70 utentes, divulgou hoje a comissão administrativa da instituição.

"Ao longo de todo o dia 10 de novembro [terça-feira] foram feitos mais de 200 testes a residentes e funcionários da instituição, tendo chegado apenas os resultados dos residentes. Ao final da noite de 11 de novembro [quarta-feira] tínhamos os seguintes resultados para um total de 95 utentes: 70 residentes positivos, 23 residentes negativos e dois testes em falta", lê-se no comunicado divulgado.

A comissão administrativa da SCMP indica que aguarda "a qualquer momento" a chegada dos resultados dos testes efetuados aos funcionários e ainda a dois residentes, estando em "contacto e articulação" com as autoridades sanitárias e restantes entidades para "tentar controlar" as cadeias de transmissão e minimizar possíveis danos.

"Em reunião com a câmara municipal, Proteção Civil, Segurança Social e Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) foram definidas as medidas imediatas a tomar, estando prevista a entrada de uma brigada de intervenção rápida para reforçar a equipa da Misericórdia", refere.

Segundo a instituição, "estão a ser feitas as necessárias alterações na estrutura organizacional dos serviços de forma a isolar os casos positivos e garantir a segurança e o bem-estar de todos os residentes".

"As famílias foram informadas à medida que fomos recebendo os resultados", é referido no comunicado.

A comissão administrativa, que indica que a maioria dos doentes se encontra "estável" e com sintomas "ligeiros ou assintomáticos", acrescenta ter recebido os resultados dos testes que tinham sido feitos às crianças e funcionários do Centro Infantil de São Lourenço, outra das valências da instituição, não existindo qualquer caso ativo.

Portugal contabiliza pelo menos 3.103 mortos associados à covid-19 em 192.172 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), de quarta-feira.

HYT // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.