Tribunal de Chaves desclassificado acentua esvaziamento de Trás-os-Montes - autarca

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 17 mai (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Chaves, primeiro signatário de uma petição contra a desclassificação do tribunal local, alertou hoje que a perda de valências causará "mais um" esvaziamento económico-social na região de Trás-os-Montes.

Um dia depois de levar ao Parlamento a petição sobre o assunto, com 4.800 assinaturas, António Cabeleira explicou à Lusa que Chaves tem sofrido com a redução de serviços públicos, pelo que a perda de competências do tribunal local levará à diminuição da atratividade do concelho, destruição do tecido empresarial e aumento da desertificação.

No âmbito da reforma judiciária em curso, prevê-se que o tribunal de Chaves perca a Grande Instância Civil e Criminal (julgamentos superiores a 50 mil euros, com coletivos de juízes e com júri) para Vila Real, a 68 quilómetros.

Na opinião do autarca, a atual reorganização judiciária afasta os cidadãos e as empresas da região do Alto Tâmega do acesso fácil à justiça causando desigualdades.

"O tribunal de Chaves, recentemente intervencionado, deve manter as atuais valências, acrescido de um juízo especializado de Família e Menores e de um juízo de Trabalho", defendeu o social-democrata.

Com a transferência de competências para a capital de distrito, frisou António Cabeleira, vai haver uma quebra na produtividade e gastos elevados nas deslocações com combustível e portagens porque não existem transportes públicos.

E, acrescentou, os custos do ministério da Justiça vão aumentar com o aluguer de novas instalações em Vila Real e obras de adaptação.

Numa altura em que foi aprovada a constituição da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, o vice-presidente da autarquia entendeu que a manutenção do tribunal como sede de comarca se justifica "ainda mais" pela sua posição estratégica na região e proximidade com a Galiza.

No ano passado, os 95 advogados do Alto Tâmega e Barroso promoveram, juntamente com a população e autarcas, manifestações de rua e suspenderam a atividade profissional durante 38 dias como forma de protesto.

Em janeiro, a Assembleia Municipal de Chaves aprovou, por unanimidade, uma moção que defende a criação da Comarca do Alto Tâmega, integrando os tribunais de Chaves, Boticas, Montalegre e Valpaços.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.