Curtas de Vila do Conde é um festival de "resistência" financeira -- organização

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 19 jun (Lusa) -- O Curtas de Vila do Conde é um festival de "resistência" financeira, considerou hoje a organização durante a apresentação do evento.

O festival, orçado em cerca de 200 mil euros, é apoiado em 50% pela secretaria de Estado da Cultura e, apesar das restrições orçamentais, "tem conseguido manter uma programação consistente e coerente ao longo dos anos", explicou Miguel Dias, durante a apresentação do evento que decorre de 06 a 14 de julho.

A 21.ª edição apresenta assim 207 filmes, sendo que 85 são de ficção, 52 de animação, 23 documentários, num total de 82 sessões de cinema, especificou ainda Miguel Dias, acrescentando que 55 destas películas são produção nacional.

No âmbito das competições, o festival vai contar com 17 curtas na competição nacional, 34 internacionais, em representação de 21 países, e 25 experimentais, explicou ainda a organização.

Este ano, e pelas produções nacionais, apoiadas pelo programa cultural O Estaleiro, que é desenvolvido pelo festival, estreiam os filmes "Mahjong", realizado por João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, sobre a 'Chinatown' de Vila do Conde.

Também "A Mãe e o Mar", de Gonçalo Tocha, um filme rodado na comunidade piscatória de Vila Chã, "De Onde os Pássaros Veem a Cidade", de André Tentúgal, e ainda um filme rodado no Brasil, realizado por Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr., vão passar pela tela deste festival.

Da programação resulta ainda a exposição "Film" e uma retrospetiva 'In Focus' do realizador americano Bill Morrison, que visam "recuperar a memória e o património histórico do cinema através da película", explicou Miguel Dias.

Em relação às sessões de cinema deste festival, a organização pretendeu destacar "as mais recentes tendências do cinema", sublinhou Dario Oliveira, acrescentando que vai ser possível acompanhar a obra de cineastas como "Sergei Loznitsa e Yann Gonzalez", Brasil da Cunha e Antonin Peretjatko", todos eles com estreias no festival de Cannes.

Nesta 21.ª edição do Curtas mantêm-se as secções 'Curtinhas', onde crianças e jovens terão oficinas e espaços dedicados à aprendizagem cinematográfica, e ainda o 'Take One!, onde, para além de uma competição de filmes de escolas inclui masterclasses e mais uma edição de videoRun, sendo que ambos se dedicam à "formação de públicos", disse ainda Miguel Dias.

O Curtas apresenta ainda as antestreias dos filmes "Passion", de Brian de Palma, e "História de um erro", da cientista portuguesa Joana Barros, que aborda a paramiloidose, uma doença que regista o maior número de doentes nas Caxinas, em Vila do Conde.

Em entrevista à Lusa, Joana Barros explicou que esta película é um "documentário que explana a altura em que a doença "foi detetada pela primeira vez, apesar de não ser conhecida a sua origem", passando ainda por depoimentos de doentes e de como, nos dias de hoje, é "encarda cientificamente" esta patologia.

"Gostava que este documentário fosse visto por "todas as pessoas, sobretudo aquelas que sofrem com a também conhecida como a doença dos pezinhos", concluiu Joana Barros.

Além destas antestreias, a organização do festival realça os encontros com realizadores, através dos quais o público pode questionar e interagir com quem produz os filmes, sendo que este é um dos espaços "de grande interesse" deste evento.

Em 2012, passaram pelo Festival Internacional de Curtas Metragens cerca de "25 mil espetadores" e, este ano, a organização espera superar estes números, tanto mais que este evento é feito "através da imaginação criativa de uma equipa" que trabalha para que Vila do Conde se transforme, mais uma vez, na capital do cinema.

MYV // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.