Nove funcionárias e sete idosos infetados com Covid-19 em centro social de Arcos de Valdevez

Nove funcionárias e sete idosos infetados com Covid-19 em centro social de Arcos de Valdevez
| Norte
Porto Canal com Lusa

Nove funcionárias e sete utentes do Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), concelho de Arcos de Valdevez, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a direção da instituição que resolveu “isolar todos os idosos”.

“Decidimos tratar a situação por igual e isolamos os positivos e os negativos todos. Cada idoso está num individual e separado”, descreveu à agência Lusa o diretor do CPSSJ, padre Belmiro Amorim.

O responsável contou que decidiu proceder à despistagem à covid-19 no sábado através de testes rápidos pagos pela instituição depois de “alguns funcionários começarem a apresentar sintomas”.

Realizados os testes a toda a comunidade do CPSSJ, do distrito de Viana do Castelo, que conta com “mais de vinte funcionários e 19 idosos”, os resultados revelaram 16 casos positivos.

“São nove funcionárias e sete idosos. Quase todos assintomáticos. Mas estamos a trabalhar no lar como se estivessem todos infetados de forma a precaver ao máximo a propagação do vírus que não sabemos como cá entrou, mas entrou infelizmente”, disse Belmiro Amorim.

A distribuição de todos os idosos por quartos separados foi possível graças ao facto de a instituição contar com uma ala nova que aguardava por alguns acabamentos para ser inaugurada.

“Estão todos com o máximo de conforto e com uma equipa dedicadíssima a prestar cuidados. Estamos a reunir voluntários para ajudarem também”, afirmou o responsável.

O Plano de Contingência do centro foi ativado e a situação comunicada a situação às autoridades de saúde, acrescentou Belmiro Amorim.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.544 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.