Covid-19: Câmara de Vizela diz que recolher obrigatório ajudaria a mitigar pandemia

Covid-19: Câmara de Vizela diz que recolher obrigatório ajudaria a mitigar pandemia
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Vizela afirmou hoje que o dever de permanência no domicilio, ao "não pôr em causa" a economia, ajudaria a mitigar a evolução da pandemia de covid-19 e "o alastrar" de contágios no concelho.

"Somos uma população de cerca de 24 mil habitantes e nos últimos sete dias aumentamos em 100 o número de casos", afirmou Vítor Hugo Salgado em declarações à Lusa, acrescentando que o número de novas infeções pelo SARS-CoV-2 passou de 272 para 373 na última semana.

Vítor Hugo Salgado afirmou estar em "contacto permanente" com o secretário de Estado Eduardo Pinheiro, que está a coordenar a pandemia na região Norte, e que aguarda o Conselho de Ministros extraordinário [de sábado] para que sejam implementadas medidas mais "globais".

"Estamos numa fase preocupante e acho que é necessário tomar o máximo de medidas de forma concertada", afirmou.

O autarca salientou que a situação no concelho de Vizela, distrito de Braga, está "bastante preocupante" dado, por um lado, a aproximação ao concelho de Guimarães, e por outro, aos concelhos de Felgueiras e Lousada, onde foram implementadas, a par com Paços de Ferreira, medidas mais restritivas para combater a evolução da covid-19.

Nesse sentido, a autarquia tomou uma série de medidas para evitar os contágios e mitigar a propagação da doença, bem como medidas de apoio social.

O encerramento dos cemitérios durante este fim de semana, a suspensão das feiras semanais e limitações no funcionamento dos serviços municipais com as equipas a funcionar em "espelho", foram algumas das medidas adotadas.

No decorrer da decisão de cancelar as feiras semanais por tempo indeterminado, na quinta-feira, um grupo de feirantes concentrou-se junto à Câmara de Vizela em protesto, manifestando-se "muito revoltados" com a decisão". 

À Lusa, Vítor Hugo Salgado afirmou compreender as preocupações manifestadas pelos feirantes, mas realçou que a maioria participa em feiras noutros concelhos da região, o que "propicia a propagação do surto".

O presidente da Câmara de Vizela afirmou que já foram distribuídas cerca de 100 mil máscaras e que estão a ser distribuídos 'kits' de equipamentos de proteção e higienização às várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, aos comerciantes, bombeiros e escolas.

Paralelamente, a autarquia criou "um programa de emergência alimentar" que complementa o já existente no concelho, principalmente, devido ao aumento do desemprego, que segundo o autarca, face ao mesmo período homologo, ronda os 40%.

O autarca está infetado com o novo coronavírus e desde há 12 dias que recupera em casa.

"Neste momento, estou numa fase estável de recuperação, o que é ótimo porque foi duro", disse o autarca, explicando à Lusa que, no seu caso, a covid-19 evoluiu para uma pneumonia, mas como tinha suficiente oxigenação do sangue, não foi necessário o internamento. 

Ainda que a aguardar o anúncio das medidas resultantes do Conselho de Ministros, Vítor Hugo Salgado afirmou que o dever de permanência no domicilio poderá traduzir-se "numa mais-valia" e ajudar a mitigar a evolução da pandemia da covid-19 no concelho, bem como na região Norte.

"Fala-se na possibilidade de existir um limite de circulação ao longo do dia, que é o confinamento obrigatório nas habitações, e esta é uma medida que pode ser imposta sem qualquer tipo de problema e que não põe em causa a questão económica", destacou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.