Autárquicas: Câmara de Viseu lamenta que candidatos desconheçam regulamento

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 jun (Lusa) -- O vice-presidente da Câmara de Viseu, Américo Nunes (PSD), lamentou hoje que os candidatos do CDS/PP e do PS à presidência desta autarquia desconheçam o regulamento aprovado pela Assembleia Municipal que proíbe propaganda político-partidária no Rossio.

"Compreendo que são pessoas que têm estado fora do concelho e provavelmente não se lembram já daquilo que os seus representantes aprovaram na Assembleia Municipal", afirmou Américo Nunes aos jornalistas, numa alusão às críticas feitas por Hélder Amaral (CDS/PP) e José Junqueiro (PS) a propósito da polémica da escolha do local de apresentação do primeiro candidato.

A comissão da candidatura de Hélder Amaral tinha inicialmente programado a apresentação para o Solar do Vinho do Dão, o que foi recusado, com a justificação de que "é um espaço público e no qual a Câmara Municipal de Viseu não permite a realização de atividades de índole política".

Neste âmbito, decidiu mudar a cerimónia para o Rossio, mas a Câmara voltou a não autorizar, "alegando a existência de um regulamento municipal que proíbe a realização de eventos político-partidários naquele local".

Entretanto, a candidatura de José Junqueiro também se mostrou desagradada com estas recusas, considerando que "não se compreende este nervosismo, uma espécie de desassossego interior, de um poder instalado que teme a decisão livre dos cidadãos nas próximas eleições autárquicas".

Américo Nunes esclareceu que mais não fez do que cumprir um regulamento que já foi discutido por três vezes na Assembleia Municipal, a última das quais em 2010.

"Sabendo eu que a Assembleia Municipal é o órgão máximo em termos deliberativos, teríamos de cumprir o que está estatuído", frisou.

O vice-presidente considerou que, "se eventualmente a Assembleia Municipal entender que, de 2010 para cá, as situações mudaram radicalmente", poderá alterar o regulamento.

"Mas enquanto a Assembleia Municipal determinar que o Rossio está vedado à atividade de propaganda partidária, tal como o Largo da Sé, entre outros espaços, nós só temos que cumprir aquilo que aquela instituição determinou", frisou.

Américo Nunes negou qualquer discriminação, contando que o PSD "também viu negado o acesso ao Solar do Dão e ao Museu do Quartzo", e lembrou que há outros espaços públicos disponíveis na cidade, como o campo da feira ou o pavilhão multiusos.

A comissão da candidatura de Hélder Amaral já garantiu que mantém os planos de realizar a cerimónia no Rossio.

Questionado sobre as sanções a que o CDS/PP poderá ficar sujeito, o vice-presidente disse não estarem previstas.

"Simplesmente, as ações ficam para quem as pratica. Isto (o regulamento) foi um entendimento unânime, partimos do princípio que as entidades são de boa-fé. Portanto, haviam de ser elas as primeiras a exigir o cumprimento daquilo que aprovaram no local próprio", defendeu.

Lembrando que quer Hélder Amaral, quer José Junqueiro são deputados na Assembleia da República, Américo Nunes disse que seria o mesmo que eles "aprovarem uma lei e automaticamente a desrespeitarem".

"Nunca passa pela cabeça que alguém que tem responsabilidades desrespeite uma coisa que a sua representação partidária aprovou", sublinhou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.