Confirmada morte de infetado com Covid-19 nas Águas do Porto, 40 trabalhadores em isolamento

Confirmada morte de infetado com Covid-19 nas Águas do Porto, 40 trabalhadores em isolamento
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto disse hoje que morreu um trabalhador da empresa municipal Águas do Porto com teste positivo à covid-19, mas que a causa da morte ainda está por apurar, e que há 40 funcionários em isolamento profilático.

"Efetivamente esta semana faleceu um trabalhador da empresa, cuja morte lamentamos, com teste positivo, desconhecendo-se, contudo, ainda a causa da morte", assinala a autarquia, em resposta à Lusa.

O município ressalva, contudo, que a Águas do Porto implementou em março o Plano de Contingência face à pandemia covid-19, atualizado posteriormente em setembro, plano que foi desenhado de acordo com as diretrizes da Direção-geral da Saúde (DGS).

A situação, acrescenta a autarquia, tem vindo a ser acompanhada desde o início, quer pela Equipa de Segurança e Saúde no Trabalho da Águas do Porto quer pelas entidades de saúde pública competentes.

"Preventivamente", a empresa decidiu adotar "a medida de isolamento profilático a 40 trabalhadores, seguindo as diretrizes da DGS”.

A informação foi inicialmente avançada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), que revelou que o surto de covid-19 nas Águas do Porto, fez um morto e 10 infetados.

Em declarações à Lusa, o dirigente do STAL Porto, Eduardo Ferreira, adiantou que o trabalhador que morreu na terça-feira pertencia ao departamento comercial no atendimento ao público.

Segundo Eduardo Ferreira, neste momento, o sindicato tem conhecimento que há ainda 50 a aguardar os resultados dos testes de despistagem à covid-19.

À Lusa, o STAL revelou ainda que já solicitou, por ofício enviado na quarta-feira às Águas do Porto, informação atualizada sobre o surto na empresa municipal que preocupa os trabalhadores.

Para o dirigente, é necessário que sejam tomadas medidas que protejam os trabalhadores, nomeadamente a testagem dos funcionários.

Outra das reivindicações do STAL prendia-se com o controlo de entradas nos serviços de atendimento, medida que, segundo o sindicato, foi apenas implementada na quarta-feira.

Na sexta-feira, questionada pela Lusa, sobre várias denúncias de casos positivos de covid-19 em empresas municipais nomeadamente na empresa municipal de cultura e desporto, o município afirmou ser falso que algum administrador da Ágora tenha testado positivo.

Segundo a autarquia, existe uma trabalhadora que testou positivo, tendo sido seguido o protocolo e contactada a linha de saúde 24, encontrando-se em isolamento profilático como determinado pelo Delegado de Saúde.

"Esta é a única situação conhecida, tendo a situação de contágio, ao que tudo indica, ocorrido em contexto familiar. A empresa municipal tem um plano de contingência do qual constam todas as medidas preventivas em função das diretrizes e orientações técnicas da Direção Geral de Saúde (DGS), das medidas do Governo e da evolução da doença", assinalou a câmara em resposta à Lusa, na quarta-feira.

À data, referiu ainda que também a Águas do Porto adotou medidas de proteção e segurança, previstas no Plano de Contingência COVID - 19, com vista a prevenir e mitigar os riscos de transmissão do vírus SARS-CoV-2, explicando que a empresa tinha já resolvido o problema do termómetro reportado nas denuncias, através da colocação um dispositivo tecnologicamente mais avançado, que permite medir a temperatura sempre (independentemente das condições atmosféricas), bem como regista o uso de máscara.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.245 pessoas dos 109.541 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.