Autarca garante "compromisso" de que linhas de metro na Maia "avançarão"

Autarca garante "compromisso" de que linhas de metro na Maia "avançarão"
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara da Maia disse hoje ter o "compromisso" da Área Metropolitana do Porto (AMP) de que as linhas de metro em projeto para aquele concelho "avançarão", frisando que o contrário "só poderia acontecer por maldade ou cegueira".

"[O presidente da AMP] garantiu-me que as duas novas linhas da Maia [Aeroporto-Maia e Fórum Maia-Hospital de São] vão fazer parte do pacote de expansão do metro do Porto. Há dinheiro com a 'bazuca', com o PNI [Plano Nacional de Investimentos] e com os fundos comunitários", disse o presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago.

O autarca, que falava à agência Lusa após ter reunido com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, manifestou-se "muito feliz" por ter recebido a "garantia" de que "a Maia não ficaria de fora do plano de expansão da Metro do Porto".

"As linhas vão ser apresentadas e não há estudos que o contrariem. O senhor presidente da AMP comprometeu-se comigo e com a Maia", acrescentou.

Em causa estão as ligações da Linha da Póvoa de Varzim, a partir da estação dos Verdes, ao Aeroporto e daí ao Fórum Maia que fica no centro deste concelho do distrito do Porto.

António Silva Tiago também quis a garantia de que a ligação da linha do Hospital de São João a Pedrouços, Águas Santas, Milheirós, Gueifães, Vermoim e, por fim, também ao Fórum da Maia, também se iria concretizar.

Na terça-feira foi noticiado que o estudo para a expansão do Metro do Porto destaca a procura da ligação entre o Campo Alegre-Devesas (Porto-Gaia) e conclui ser "muito interessante" nas linhas de São Mamede (Matosinhos) e Aeroporto-Maia.

O mesmo estudo sobre a potencial procura de novas linhas da Metro do Porto, a que a Lusa teve acesso referia, no entanto, que os níveis de procura eram "bastante modestos" para o eixo Maia II (continuação da linha D a partir do Hospital de São João com término e ligação da estação Parque Maia) e ISMAI-Trofa, apontando para estes a hipótese do metrobus.

"A população da Maia, que tende a aumentar muito, procura e precisa imenso dos transportes até ao Hospital de São João. Desde logo por causa do próprio hospital, mas também por causa do polo [universitário] da Asprela ou para estabelecer ligação a outras zonas e concelhos através daquele interface de autocarros", defendeu António Silva Tiago.

O autarca também frisou que "estudos feitos recentemente dizem que o concelho da Maia é o concelho que está a crescer mais na AMP e que vai continuar nos próximos dez anos a crescer mais".

As estimativas descritas por Silva Tiago apontam para um aumento em dez anos superior a 35 mil pessoas: "A população atual ronda os 145 mil. Numa década a Maia terá mais de 180 mil habitantes", referiu.

Descrevendo a expansão do metro do Porto como "a segunda grande revolução em termos da mobilidade levada a cabo pela AMP", o presidente da câmara da Maia frisou que "só se fosse por maldade ou cegueira" é que as linhas em estudo não avançariam.

"Um concelho que tem níveis de desenvolvimento e níveis populacionais desta natureza não podia ficar para trás. E o metro existe para servir as pessoas", concluiu.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.