Bombeiros de Sanfins do Douro fecham quartel após surto de Covid-19 nesta vila de Alijó

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os bombeiros de Sanfins do Douro fecharam temporariamente o quartel em consequência do surto de novo coronavírus que afeta esta vila de Alijó e o serviço está a ser assegurado pelas outras corporações do concelho.

A informação foi avançada hoje, em comunicado, pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Sanfins do Douro, que confirmou que um elemento teve um teste com resultado positivo ao novo coronavírus, apresentando-se assintomático e a cumprir isolamento.

A Câmara de Alijó, no distrito de Vila Real, acionou na quarta-feira o Plano Municipal de Emergência, depois de ter sido detetado um surto na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, onde há 17 funcionários infetados e 11 utentes do lar de idosos.

A corporação referiu ainda que se encontram infetados alguns familiares dos profissionais, uma situação que obrigou a que "um número significativo de elementos permanecesse desde o primeiro minuto, como medida preventiva por parte deste comando, resguardados nos seus domicílios, aguardando indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS)".

"Devido ao número de elementos que se encontram em isolamento e ao número de elementos voluntários que desempenham funções em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e unidades de saúde, reduzimos drasticamente o número de efetivos", referiu a associação no comunicado assinado pela direção e comando.

Adiantou ainda que, "enquanto os elementos profissionais não forem testados e considerados aptos pela DGS, não reúne as condições necessárias para prestar um socorro seguro e adequado à população".

Nestes dias em que a corporação está com a atividade suspensa, são as outras corporações do concelho a assegurar os serviços.

"Esta foi uma decisão difícil de tomar, mas será sem dúvida a mais correta e sensata, numa guerra em que o inimigo é invisível e não escolhe sexo, idades, nem estatuto social", salientou a corporação.

A associação humanitária sublinhou que "a despistagem, bem como os isolamentos realizados como medida imediata, poderão garantir a retoma operacional do corpo de bombeiros".

A corporação de Sanfins do Douro tem um efetivo de 30 bombeiros.

Portugal contabiliza pelo menos 2.229 mortos associados à covid-19 em 106.271 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.