Covid-19: Madeira regista três novos casos e contabiliza 73 infeções ativas

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 06 out 2020 (Lusa) - A Madeira assinalou hoje três novos casos de covid-19, dois recuperados e 15 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que o arquipélago regista agora um total de 73 infeções ativas.

"Hoje há três novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 247 casos confirmados de covid-19 no território regional", esclarece a entidade em comunicado, sublinhando que os novos casos são importados, dois provenientes do Reino Unido e um da Colômbia.

O IASAÚDE adianta que o arquipélago regista agora um total de 174 casos recuperados e 73 ativos, dos quais 64 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância no Aeroporto da Madeira e nove de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 41 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 31 em alojamento próprio e um doente encontra-se em internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital [Central do Funchal] Dr. Nélio Mendonça.

À data, 15.747 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafe', 7.609 das quais estão em vigilância ativa.

Há ainda a reportar 15 novas situações que se encontram em estudo, todas identificadas no aeroporto da Madeira.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 75.802 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 17:00 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

DC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.