Covid-19: Reino Unido com 14.542 casos num dia, mais do dobro de há uma semana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 06 out 2020 (Lusa) - O Reino Unido registou 14.542 novas infeções e 76 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, mais do dobro do que há uma semana, informou o ministério da Saúde britânico, que tenta contactar milhares de pessoas para ordenar isolamento.

Na segunda-feira tinham sido registados 12.594 novos casos e 19 mortes, e faz hoje uma semana, na última terça-feira, tinham sido contabilizados 7.143 novas infeções, na altura um recorde diário, e 71 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 530.113 de casos de contágio confirmados e de 42.445 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.  

Uma falha técnica identificada no fim-de-semana descobriu 15.841 casos que não foram notificados entre 25 de setembro e 02 de outubro nas estatísticas atualizadas nem ao serviço de rastreamento, que está agora a tentar identificar os contactos próximos para ordenar o isolamento durante duas semanas.

O deputado trabalhista e ministro sombra da Saúde, Jonathan Ashworth, calculou que mais de 48.000 pessoas possam ter sido contagiadas e estejam a espalhar o vírus involuntariamente porque não foram alertadas e disse que o problema está a "colocar vidas em risco".

O executivo britânico garantiu hoje que 63% das cerca de 16 mil pessoas diagnosticadas positivas já foram contactadas, mas admitiu não saber quantas pessoas poderão ter no total sido afetadas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

BM // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.