Há 33 casos positivos de Covid-19 num lar em Salto, Montalegre

| Norte
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 03 out 2020 (Lusa) - O número de pessoas infetadas com covid-19 subiu para as 33 no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, entre os quais 23 utentes e 10 funcionárias, disse o presidente da Câmara de Montalegre.

 Orlando Alves afirmou à agência Lusa que os resultados dos testes realizados no lar, que é propriedade da Associação Borda d'Água, foram conhecidos hoje e revelaram que há 23 utentes infetados com covid-19, no total de 30 idosos que residem naquela estrutura.

Acrescentou ainda que há 10 funcionárias positivas, em cerca de 20 colaborares que ali trabalham.

O autarca mostrou-se preocupado com as "cadeias de transmissão aceleradas" que se estão a verificar em Salto, que considerou serem "familiarmente vastas" e referiu ainda que há também mais um aluno da Escola do Baixo Barroso que testou positivo.

Os primeiros quatro casos de funcionárias do lar positivas à covid-19 foram conhecidos na quinta-feira e na sexta-feira foram realizados 57 testes a utentes da instituição, trabalhadores e familiares diretos.

O marido e a filha de uma trabalhadora do lar também testaram  positivo ao novo coronavírus e, por causa disso, os colegas de turma da jovem realizaram também o rastreio e ficaram em isolamento.

Os dois alunos que testaram positivo não são, segundo o presidente, da mesma turma.

Orlando Alves referiu que está a decorrer uma reunião entre a Autoridade de Saúde, Proteção Civil e direção do lar para delinear estratégias de atuação, mas sublinhou que o próximo passo é separar os utentes que não estão positivos à doença.

Em ação vai também entrar a brigada distrital de intervenção rápida, recentemente constituída pela Segurança Social, para ajudar no apoio aos idosos positivos.

Já na sexta-feira, foram anunciadas medidas de prevenção para "impedir a disseminação descontrolada do vírus", como o cancelamento por tempo indeterminado da feira de Salto que se realiza aos domingos, bem como de todas as atividades litúrgicas, como missas e ensaios do coro nesta freguesia.

Os serviços do polo do Ecomuseu de Salto também foram suspensos por tempo indeterminado, bem como a brigada da câmara do Baixo Barroso (serviços camarários), cujos elementos vão permanecer em isolamento ou vigilância, as vigílias e funerais ficam limitados a 10 pessoas, restaurantes, bares e cafés da freguesia encerram às 23:00.

Segundo a câmara, "o funcionamento das escolas está sob jurisdição da Autoridade de Saúde que tutela e tem a situação sob controlo, cumprindo ao município dar o necessário apoio".

Foi ainda cancelado o jogo de futebol Vilar de Perdizes -- Salto.

As medidas foram tomadas ao abrigo do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e depois de ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil.

Portugal contabiliza pelo menos 1.977 mortos associados à covid-19 em 76.396 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

 

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.