Covid-19: KLM chega a acordo com pilotos e entrega plano para apoio estatal de 3.400 ME

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Haia, 02 out 2020 (Lusa) - A KLM acordou com o sindicato dos pilotos condições para redução dos salários, que permitirão à companhia entregar o plano de reorganização ao Governo holandês para aceder a uma ajuda estatal de 3,4 mil milhões de euros.

Segundo o presidente do sindicato VNV, Willem Schmid, com o acordo alcançado na reta final, "os pilotos assumem a responsabilidade de assegurar o futuro da KLM" e embora este seja "um período difícil e desafiante para todos os envolvidos", referindo que o plano inclui "os sacrifícios necessários exigidos pela situação atual e as consequências para os pilotos individualmente".

O Governo holandês exigiu à KLM que elaborasse, juntamente com os vários sindicatos que representam os trabalhadores, um plano de reorganização empresarial, que inclui um pacote de medidas de austeridade para reduzir os custos em 15% e as emissões de CO2 em 50% até 2030.

A KLM já tinha chegado a um acordo na quinta-feira com o sindicato da FNV Cabine, que inclui um plano social para o pessoal de terra e de cabine que vai ser despedido, um pacote de despedimento "muito melhorado" e uma garantia de reemprego dentro de cinco anos se a empresa melhorar, "que oferece perspetivas" para o pessoal que vai ser despedido.

Além disso, e apesar do facto de a KLM querer congelar os aumentos salariais acordados nos acordos coletivos dos trabalhadores para 2020, a companhia concordou em aplicar este aumento salarial aos trabalhadores que ganham o salário médio, enquanto "tentará" excluir dos cortes aqueles que ganham até 50% mais do que a média.

Na quinta-feira, quando a KLM assumiu que iria entregar um plano ao Governo sem o apoio dos pilotos, o ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra, avisou a companhia aérea que se os trabalhadores não aceitassem os sacrifícios salariais e despedimentos, "a falência era a única opção possível".

Agora que a empresa entregou o seu plano de reorganização com o apoio de todos os sindicatos envolvidos nas negociações, o ministro sublinha que "os problemas financeiros da empresa são grandes, por isso é bom que todos o reconheçam, pois é o primeiro passo no caminho da recuperação".

Hoekstra irá agora avaliar os planos enviados pela KLM e informar o Parlamento, antes de dar 'luz verde' dentro de algumas semanas para a concessão da ajuda estatal à companhia aérea holandesa, que o executivo considera ser a "jóia da coroa" nos Países Baixos, essencial para manter a sua abordagem internacional da economia.

Até ao momento, já foram transferidos 277 milhões de euros da ajuda para a KLM, que entretanto já poderá pedir um empréstimo bancário, com garantia estatal, até 665 milhões de euros.

MC // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).