Estudo aponta para cerca de 40.000 sequestros em quatro décadas na Colômbia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 20 jun (Lusa) -- Cerca de 40.000 pessoas foram sequestradas nas últimas quatro décadas na Colômbia, país assolado por um conflito armado, indica um estudo divulgado hoje pelo centro da memória histórica em Bogotá.

Este relatório foi realizado a partir de dados oficiais, fornecidos pela polícia, Ministério Público ou serviços de identificação colombianos, e também a partir de testemunhos recolhidos pelas organizações não-governamentais que operam localmente.

"Umas 39.058 pessoas foram sequestradas pelo menos uma vez na vida entre 1970 e 2010", naquele país de 47 milhões de habitantes, refere o estudo financiado pela União Europeia.

O objetivo do estudo era o de "alguma maneira expressar a voz das vítimas" e de repor a verdade e ajudar a justiça a reparar os erros, sublinhou o centro da memória histórica, embora admitindo que não há "consenso" nem "certeza" absoluta sobre os dados.

O inquérito demonstra que cerca de 80 % das vítimas são homens com idades entre os 18 e 65 anos, residentes nas áreas rurais, e cuja captura é motivada por razões económicas. Os casos de estrangeiros, ainda que mediatizados, são minoritários (apenas 3%).

FV // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.