Câmara de Arcos de Valdevez reivindica redução das portagens na A3

Câmara de Arcos de Valdevez reivindica redução das portagens na A3
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou, por unanimidade, uma proposta a defender a redução das portagens na autoestrada 3 (A3), entre Braga e Valença, por considerar ser a "única" que serve o interior do Alto Minho.

 

Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia explicou que a proposta, apresentada pelo presidente social-democrata João Manuel Esteves, vai ser enviada "para as várias entidades responsáveis, e que a posição assumida pelo executivo municipal surge na sequência da proposta de Orçamento de Estado (OE) para o próximo ano, "em fase de aprovação".

Ao defender a redução do valor das portagens cobradas naquela autoestrada, a autarquia disse "estar a contribuir para o aumento da competitividade da região e melhoria da qualidade de vida da população".

"Os cortes nas autoestradas que servem sobretudo territórios do Interior e de baixa densidade só poderão ser implementados no próximo ano, estando o Governo a preparar a introdução de descontos em oito autoestradas, entre as quais a A28 (Porto-Viana). Considerando que a autoestrada A3 é a única autoestrada que serve o interior do Alto Minho, é da máxima e inteira justiça que, tal como noutras vias do interior do país onde está prevista a redução da portagem, esta venha a ter o valor da sua portagem reduzido", refere a nota.

No documento, o município destaca que a "A3 é a principal estrada de cariz superior de ligação dos concelhos do interior do Alto Minho à região e ao país em termos internacionais, e é importante para a mobilidade das pessoas, das empresas, da diáspora e para a relação transfronteiriça com Espanha".

"Ao mesmo tempo é muito relevante para a promoção e divulgação das potencialidades do território, para a localização industrial e o turismo e para a atração de investimento para a região.Com a redução dos custos das portagens os territórios do interior do Alto Minho ganharão uma maior competitividade e atratividade, potenciando a atração de empresas, a criação de emprego e rendimento, bem como a fixação, regresso e atração de pessoas", sustenta.

Na segunda-feira, também a comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo lamentou "o adiamento da redução do valor das portagens em várias autoestradas do país, nas quais estava incluída a A28, e o facto de a A3 continuar “fora do pacote anunciado pelo Governo".

"Espera-se que haja alguma justiça e que a A3 que liga o Porto a Valença - com ligação à fronteira com Espanha - beneficie também deste pacote de reduções. O Alto Minho foi seriamente afetado com o confinamento da covid-19, tendo visto as fronteiras com Espanha a serem encerradas com consequências económicas gravíssimas para a região. O Governo tem de ter isto em conta e proporcionar o necessário apoio", alertou o presidente daquela estrutura social-democrata, Olegário Gonçalves.

Para o líder da distrital, trata-se de "uma via fundamental na mobilidade e ligações do Alto Minho interior, pois é a única que serve esta zona da região, a qual tem as mesmas dificuldades que outras do país e que serão abrangidas com o benefício dos descontos".

"Sendo o interior do Alto Minho uma área que necessita de incentivos ao seu desenvolvimento para ganhar maior competitividade e atratividade, a redução do valor das portagens seria um mecanismo que potenciaria a instalação de empresas e criação de emprego com a resultante fixação de pessoas numa zona que tem vindo a registar uma perda de população", frisou Olegário Gonçalves, que é também vereador do executivo de maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.