Pelé pede para brasileiros esquecerem manifestações e apoiarem equipa de futebol

| Desporto
Porto Canal / Agências

São Paulo, 20 jun (Lusa) - O ex-futebolista brasileiro Pelé pediu, durante uma entrevista, que os brasileiros esqueçam as manifestações que ocorrem pelo país e que apoiem a equipa nacional do país na Taça das Confederações.

"Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar a seleção. Vamos apoiar até o final", disse o embaixador do Mundial2014 na quarta-feira à TV Tribuna, de Santos (litoral de São Paulo).

No mesmo dia, o Brasil jogou contra o México pelo campeonato, em Fortaleza, no nordeste do brasileiro. Ao redor do estádio, manifestantes protestaram contra o custo do Mundial2014 e das tarifas dos transportes, e entraram em confronto com a polícia.

Os protestos levados a cabo em 40 cidades brasileiras começaram com uma reivindicação contra o aumento das tarifas dos transporte público, mas expandiram-se e incluíram diversas outras reivindicações, como o fim da corrupção e melhores condições para a saúde e para a educação.

A declaração de Pelé foi bastante criticada nas redes sociais na Internet. Segundo a imprensa brasileira, a assessoria do ex-futebolista afirmou que ele é a favor de protestos por melhores condições no país, mas não concorda com atos de vandalismo.

Os protestos começaram no início de junho em São Paulo, exclusivamente contra a subida das tarifas dos transportes públicos, mas estenderam-se a outras cidades no Brasil e de outros países.

A repressão policial às manifestações motivou outras pessoas a protestarem pela paz e pelo direito de manifestação, bem como outras queixas, entre quais corrupção e a falta de transparência.

Em particular, as manifestações criticam os elevados gastos com a organização de eventos desportivos como o Mundial2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, em detrimento de outras áreas como a saúde e na educação.

FYB // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.