Covid-19: Marta Temido admite extensão do número de camas no SNS para infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 set 2020 (Lusa) -- O número de camas para doentes com covid-19 nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderá ser alargado em função da evolução da pandemia em Portugal, assegurou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, a governante salientou que existem atualmente "cerca de 21 mil camas de internamento" no SNS e apresentou apenas um retrato detalhado das regiões do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, sem deixar de salientar que "a capacidade de gestão das camas de internamento é flexível" entre as diversas instituições.

"Em 24 de setembro, a região Norte reportava ter um total de 5.498 camas, sendo que 268 estavam afetas a enfermaria covid, onde estavam internados 156 doentes; relativamente a unidades de cuidados intensivos [UCI], estão afetas a doentes covid 41 camas, das quais 26 ocupadas", explicou, elencando de seguida o cenário de Lisboa e Vale do Tejo: "Há 7.083 camas, sendo que 553 estão afetas a doentes covid e 346 estão ocupadas, e em unidades de cuidados intensivos estão 85 camas afetas a doentes covid e 54 ocupadas".

Marta Temido enfatizou ainda que estes números ocorrem numa fase da pandemia em que não está suspensa a atividade assistencial a doentes com outras patologias, depois de se ter verificado uma quebra significativa dessa realidade durante o confinamento.

"Aquilo que estamos a referir como camas afetas a covid pode ser expandido, este não é o nosso limite de ocupação", notou, acrescentando: "Tínhamos ontem [quinta-feira] 68% de ocupação das nossas UCI polivalentes de adulto nível 3 sem suspensão de atividade assistencial não covid e é isso que queremos manter o mais possível".

Paralelamente, a ministra da Saúde reiterou a adaptação das atuais áreas de covid-19 nos cuidados de saúde primários e nas unidades de urgências em áreas dedicadas para doentes respiratórios (ADR), devido à "confluência de duas realidades nos próximos meses", em alusão à chegada da fase da gripe em simultâneo com a continuação da pandemia provocada pelo novo coronavírus, cujas sintomatologias são semelhantes.

Em relação ao acompanhamento de grávidas nos partos, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, clarificou que a orientação "vai no sentido de permitir, obviamente, o acompanhamento da grávida por quem ela entender", embora a última palavra pertença às equipas clínicas responsáveis.

"Não podemos fazer uma norma fechada e cega. [A orientação] deixa às equipas clínicas a última decisão de, em determinadas circunstâncias, poderem dizer que por motivos clínicos e de segurança -- quer da mulher, quer dos profissionais, quer do acompanhante -, não poder ser possível esse acompanhante estar presente. Mas a regra é estar presente, é um direito que queremos que se mantenha o mais possível. Apelo a que os serviços tentem cumprir esta regra o mais possível", vincou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.936 mortos associados à covid-19 em 72.055 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 984.068 mortos e cerca de 32,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

JYGO // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".