Israel autoriza extradição de australiana suspeita de pedofilia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 21 set 2020 (Lusa) -- A justiça de Israel autorizou hoje a extradição de Malka Leifer, uma australiana, também com nacionalidade israelita, suspeita de abusos sexuais de menores no seu país.

Em maio, a justiça israelita tinha aberto caminho para a extradição ao concluir que Leifer, acusada de dezenas de agressões contra raparigas menores, alunas de uma escola judaica ortodoxa que administrava há mais de uma década em Melbourne, na Austrália, estava mentalmente apta a ser julgada.

E em julho, o Supremo Tribunal rejeitou o recurso dos seus advogados que se opunham à extradição, afirmando que o processo judicial era válido e remetendo a decisão para o Tribunal Distrital de Jerusalém.

Foi este que considerou hoje que "a acusada pode ser extraditada para a Austrália pelos crimes que lhe são atribuídos no contexto do pedido de extradição".

"Uma vitória para a justiça, uma vitória para todas as sobreviventes. Hoje os nossos corações sorriem", reagiu na rede social Twitter Dassi Erlich, uma das mulheres que acusam Leifer de agressão sexual.

Segundo a imprensa australiana, a ex-professora é suspeita de 74 agressões contra menores.

Leifer fugiu da Austrália há 12 anos, após uma antiga aluna ter apresentado uma queixa contra ela, e tem negado a sua culpa em várias audiências dedicadas à sua extradição em tribunais israelitas, a primeira das quais ocorreu em 2014.

Em 2016, foi declarada inapta para ser julgada e hospitalizada, mas a polícia arranjou provas de que simulava a sua loucura para evitar um julgamento. Esta revelação levou à sua detenção dois anos depois por "obstrução à justiça" e favoreceu novos procedimentos legais para estabelecer a capacidade de ser julgada.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.