Endividamento do setor não financeiro sobe para 740 ME em julho, próximo de recorde de maio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set 2020 (Lusa) -- O endividamento do setor não financeiro agravou-se em 4,6 mil milhões de euros em julho para 740 mil milhões de euros, regressando a um valor muito próximo ao recorde alcançado em maio, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com as informações divulgadas hoje pelo Banco de Portugal, em julho, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 740 mil milhões de euros, dos quais 331,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 408,6 mil milhões de euros ao setor privado.

Relativamente a junho de 2020, o endividamento do setor não financeiro aumentou 4,6 mil milhões de euros.

"Este aumento deveu-se aos acréscimos de 3,9 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 0,7 mil milhões de euros do endividamento do setor privado", refere.

O incremento do endividamento do setor público refletiu-se, segundo o BdP, sobretudo, no crescimento do endividamento face ao exterior (2,7 mil milhões de euros), face ao setor financeiro (1,7 mil milhões de euros) e face às empresas (0,4 mil milhões de euros).

Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento perante as próprias administrações públicas, no montante de 1,1 mil milhões de euros.

No setor privado, o endividamento das empresas aumentou 0,5 mil milhões de euros.

Este crescimento resultou sobretudo da subida do endividamento face ao setor financeiro (em 0,8 mil milhões de euros), que foi parcialmente compensada pela redução do endividamento face ao exterior (de 0,3 mil milhões de euros), sinaliza também o BdP.

O endividamento dos particulares perante o setor financeiro registou, por sua vez, um acréscimo de 0,2 mil milhões de euros.

Em julho, a taxa de variação anual do endividamento total das empresas privadas foi de 4%, mais 0,1 pontos percentuais do que o verificado no mês anterior, enquanto a dos particulares aumentou 0,2 pontos percentuais para 0,7%, acrescentou.

 

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.