Cinema e vídeo da artista Yoko Ono em destaque na Fundação de Serralves no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 set 2020 (Lusa) -- O cinema e vídeo da artista pioneira da arte conceptual Yoko Ono vão estar em destaque este fim de semana na Fundação de Serralves, que desde maio é palco da exposição de Ono, "O Jardim da Aprendizagem da Liberdade".

Em comunicado, a Fundação de Serralves avança hoje que, durante sábado e domingo, o cinema e vídeo da artista Yoko Ono, que teve um papel precursor no desenvolvimento do conceptualismo, da arte performativa e do filme experimental, vão estar em destaque no auditório.

A primeira parte deste programa inicia-se no sábado, às 17:00, com a sessão "Sete curtas de Yoko Ono e John Lennon", onde a artista dá a "ver a variedade e complexidade dos filmes feitos por si", desde trabalhos com câmara de alta velocidade, como "FilmNo." e "Eyeblink", a 'performances' filmadas, como "Lion Wrapping Event" e "Museum of Modern".

"Sete filmes que pensam o próprio meio do cinema, exploram os limites da representação, investigam as possibilidades desta arte do tempo e que, também, nos divertem, surpreendem e interrogam", indica o equipamento cultural do Porto.

No domingo, pela mesma hora, o auditório de Serralves exibe o filme "IMAGINE", capturado de forma improvisada a partir do álbum de John Lennon e que, "praticamente sem palavras", se guia pelas letras das canções e por obras da artista.

"Restaurado e remasterizado em 2018, a partir dos elementos originais, esta será a primeira apresentação da nova cópia do filme em Portugal", lê-se no comunicado.

Além destas exibições, a obra da artista pode ser vista em Serralves na exposição "O Jardim da Aprendizagem da Liberdade", que se prolonga até dia 15 de novembro.

 

SPYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.