Festival ZigurFest em Lamego com programação de concertos até dezembro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lamego, Viseu, 18 set 2020 (Lusa) - O festival ZigurFest, que habitualmente decorre em agosto, em Lamego, vai dinamizar este ano uma programação de concertos desfasada no tempo, devido à pandemia, começando no sábado com David Bruno e 10 000 Russos.

O festival já arrancou no final de agosto, com a realização de oficinas para crianças e a apresentação do trabalho de dois artistas que estiveram na ZONA, a plataforma do ZigurFest associada a residências artísticas na área das artes plásticas e visuais.

Face à pandemia da covid-19, a organização foi "forçada" a apostar numa programação mais espalhada no tempo, optando por dinamizar vários concertos até dezembro, alguns de artistas e bandas que já passaram pelo festival, numa "espécie de 'best off' não oficial'", no ano em que o ZigurFest faz dez anos, disse à agência Lusa o responsável pela comunicação do evento, António Silva.

É isso que vai acontecer no sábado, no Museu de Lamego e no Teatro Ribeiro Conceição, que acolhem a "locomotiva psicadélica" 10 000 Russos e o "antropólogo da portugalidade" e "herói do kitsch" David Bruno, dois nomes que já tinham passado pelo festival.

A 03 de outubro, o festival acolhe concertos da dupla Joana Gama e Luís Fernandes e de Arianna Casellas, que se estreou com um EP lançado este ano.

De acordo com a organização, segue-se, a 31 de outubro, atuações de Angelica Salvi e Clothilde.

A 28 de novembro, também haverá dois concertos, mas os nomes ainda não estão confirmados, disse a organização.

O ZigurFest deverá terminar a 19 de dezembro com a apresentação de um espetáculo, com o título provisório de "Laboura", que foi resultado de uma residência artística em Lamego e que junta a companha de dança Busca-Pólos, o artista multidisciplinar Diogo Tudela e o recém-formado Sal Grosso Trio.

De acordo com António Silva, os concertos vão acontecer sempre aos sábados, às 18:00 e às 21:30.

Quanto aos espaços a serem utilizados pelo festival, o responsável esclareceu que ainda estão a ser estudadas possibilidades, com a organização a "jogar sempre com as regras da Direção Geral da Saúde".

Para além de concertos, deverão ainda ser dinamizadas algumas oficinas e conferências a anunciar.

JGA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.