Fernando Ulrich proposto para novo Conselho de Administração do CaixaBank/Bankia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set 2020 (Lusa) -- O presidente do Conselho de Administração do BPI, Fernando Ulrich, está proposto para integrar o futuro Conselho de Administração do CaixaBank, após a aprovação do projeto de fusão entre o CaixaBank e o Bankia, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o CaixaBank diz que o Conselho de Administração será formado por 15 membros, dos quais 60% serão independentes.

"Os conselhos do CaixaBank e do Bankia aprovaram o projeto de fusão para criar o banco líder em Espanha. A operação será executada através da modalidade de fusão por absorção do Bankia pelo CaixaBank, e deve ser aprovada pelas assembleias-gerais das duas entidades", refere.

A nova entidade, que manterá a marca CaixaBank, será "o banco de referência em Espanha" com mais de 20 milhões de clientes, uma quota de mercado em créditos e depósitos de 25% e 24%, respetivamente, e uma presença geográfica diversificada e equilibrada, acrescenta.

O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que a partir de final de 2018 passou a deter a totalidade do capital do Banco português.

O CaixaBank sinaliza que Fernando Ulrich, de 67 anos, teve como primeiro emprego o jornalismo económico, no Expresso, aquando da sua fundação e durante dois anos, depois de desempenhar funções na Delegação de Portugal da OCDE em Paris (1975-1979), no Ministério dos Negócios Estrangeiros (1979-1980) e como Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças (1981-1983).

Em 1983, entrou para a Sociedade Portuguesa de Investimento, antecessora do BPI, a convite de Artur Santos Silva, atual Presidente Honorário do BPI.

Em abril de 2004, e já com o cargo de vice-presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich tornou-se presidente executivo da entidade, cargo que ocupou até abril de 2017, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração, a convite do acionista CaixaBank.

Entre 2009 e 2013 foi também Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.

 

ICO // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.